RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cursos do Pronatec para pessoas com deficiência têm mais de 3 mil vagas


26.01.2014, O Documento

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Valdemir Pascoal, participou da reunião promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República para discutir a articulação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Mato Grosso. Foram avaliadas e discutidas estratégias para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para pessoas com deficiência, no âmbito do PRONATEC Plano Viver sem Limite.
A reunião contou com a presença de representantes dos órgãos que atendem pessoas com deficiência, Instituto Federal de Mato Grosso, secretarias Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia e Direitos Humanos, parceiros do Sistema S, e da representante da SDH, Denise Oliveira Alves, consultora do programa em Mato Grosso e Goiás.
A proposta do PRONATEC Viver sem Limite é que o Governo Federal, estados, Distrito Federal e municípios estabeleçam as estratégias. A consultora Denise Alves disse que o programa auxilia pessoas com deficiência a serem inseridas no mercado de trabalho. “O Pronatec vem para tirar essas pessoas da invisibilidade, para terem uma qualificação e uma inserção mais qualificada. Temos que fazer essa articulação entre os demandantes e os ofertantes dos cursos, para que alinhados possam garantir o direito dessas pessoas de fazerem e se inserirem no mercado”.
No último ano, as matrículas ficaram muito aquém do desejado em todo o Brasil, então por isso esta ação de induzir e sentar com os conselhos, secretarias e parceiros para captar as pessoas com deficiência, sem acesso à informação necessária.
A Sejudh é representada pelo Conselho da Pessoa com Deficiência. “É importante conseguimos preencher as 3.500 vagas que é proposta para no nosso Estado, e a nossa participação enquanto secretaria é que todos os municípios participem, fazendo uma convocatória geral. A dificuldade é extrema e o limite precisa ser atingido”, frisou o secretário adjunto Valdemir Pascoal.

 http://portalinclusao.com/noticia/26-01-2014+cursos-do-pronatec-para-pessoas-com-deficiencia-tem-mais-de-3-mil-vagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.