RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Construída em quatro dias, casa da Escola para surdos ajuda a autonomia dos alunos

Habitação

Uma casa de 43 metros quadrados, construída com uso da nova tecnologia Concreto PVC, que ficou pronta em quatro dias, é o novo espaço do Colégio Estadual para Surdos Alcino Fanaya, em Curitiba, onde estudam 130 jovens e crianças. A casa será um centro de referência para atendimento de surdos e cegos.

A casa foi construída em parceria entre a Cohapar, Secretaria Estadual da Educação e empresas parceiras no projeto. A proposta do centro de referência é desenvolver a autonomia dos alunos, para que utilizem o espaço como se fosse a própria casa. O vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, elogia o uso da nova tecnologia na casa e a proposta para uso do espaço. “Não tenho dúvidas de que teremos aqui um centro de referência para surdos e cegos de primeira qualidade”, afirma.

“É uma satisfação para a Cohapar contribuir com esse grande projeto, fruto de uma união, de uma parceria que demonstra como juntos podemos fazer muito mais”, diz o secretário estadual da Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.

O professor Orlei Rodrigues dos Santos, que é surdo, elogiou bastante a iniciativa. “Estou admirado, a casa é perfeita, tem um bom visual. Será ótimo trabalhar aqui. E para os alunos, é importante ter um espaço próprio, amplo e seguro”, diz. A diretora da escola, Solange Brecailo, explicou que surdos e cegos precisam, além do ensino pedagógico, ter autonomia. “É essa a grande proposta. Aqui na casa, que será equipada como qualquer outra moradia, os alunos vão desenvolver essa autonomia, como uma rotina diária de vida, com acompanhamento dos pais”.

Concreto PVC – A tecnologia construtiva Concreto PVC, desenvolvida no Canadá, é formada por perfis leves e modulares de PVC, de simples encaixe, como se fosse um Lego gigante, que são preenchidos com concreto. O resultado é um produto de elevada resistência e inúmeras qualidades construtivas.

O sistema proporciona uma construção rápida e limpa, evita desperdícios, dispensa o acabamento tradicional e tem alta produtividade com equipes reduzidas. É uma obra limpa, sem entulho e sem desperdício, tem elevada durabilidade e facilidade de limpeza e manutenção.


 http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=78420&tit=Construida-em-quatro-dias-casa-da-Escola-para-surdos-ajuda-a-autonomia-dos-alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.