RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (Seduc) promove curso Básico de Língua Brasileira de Sinais.

29/jan/2014 . 11:00 | Autor: Roberto Rabat Chame | Nenhum comentário »
 
O curso ocorre nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e 1º e 15 de fevereiro e serão trabalhados conteúdos como Legislação, Alfabeto Manual e Numerais, configurações de Mão, Parâmetros da Língua de Sinais, tipos de frases em Libras, identificação pessoal entre outros.
A Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (Seduc) promove curso Básico de Língua Brasileira de Sinais com o objetivo de capacitar profissionais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para o relacionamento com pessoas surdas e mudas. As atividades ocorrem a partir desta quarta-feira, dia 29, e vão até a sexta-feira, dia 31, no período das 16 às 18h15, e em dois sábados (1º e 15 de fevereiro), das 8 às 11 horas, no SAC.
O curso será ministrado pelas intérpretes Elisângela Coelho Rosa e Maria Angélica Rocha Castro Silva e terá carga horária de 40 horas, com certificação para os participantes. As instrutoras da rede municipal seguirão uma ementa, que inclui informações sobre Legislação, Alfabeto Manual e Numerais, configurações de Mão, Parâmetros da Língua de Sinais, tipos de frases em libras, identificação pessoal, saudações, calendário, advérbios de tempo, verbos, sinais referentes a documentos pessoais, lugares públicos, casa e escritório, profissões, bairros de Ilhéus, antônimos e pronomes interrogativos.
Conforme explica a Diretora do Centro de Referência e Inclusão à Escola (CRIE), Jorsinai de Argolo Souza, os deficientes audiovisuais estão ganhando mais espaço, indo às ruas ou órgãos públicos, surgindo daí, a necessidade de difusão da linguagem, facilitando o atendimento. “O curso dá a possibilidade de ampliar o conceito de inclusão social, despertando no empresário e na comunidade a necessidade de se fazer atividades inclusivas; é também uma forma de conscientizar a população e chamar a atenção de que se deve criar melhores condições para quem possui algum tipo de deficiência”.

Secretaria de Comunicação (Secom)

http://www.r2cpress.com.br/v1/2014/01/29/secretaria-de-educacao-de-ilheus-promove-curso-de-libras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.