RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 15 de agosto de 2015

Ibiporã elege primeiro vereador surdo do Paraná

Paraná – Lucas Botti (PMDB) foi o quinto mais votado na cidade, com 742 votos. Todo o contato do candidato com os eleitores foi feito em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

image006O candidato a vereador Lucas Botti (PMDB) foi o quinto mais votado em Ibiporã nas eleições do dia 7 de outubro. Com 742 votos, ele conquistou uma das nove cadeiras do legislativo municipal da cidade. A história dele poderia ser igual à de muitos candidatos de todo o país. Mas a diferença começa ainda na campanha de Botti. Todo o contato do candidato com os eleitores foi feito em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Isso porque Lucas Botti é surdo, e precisa de uma intérprete para conversar com as outras pessoas. Ele é o primeiro vereador surdo a se eleger no Paraná.
Botti nasceu com a deficiência. Ele chegou a desenvolver um pouco da fala, mas na maior parte do tempo se comunica através dos sinais feitos com as mãos. Em entrevista à RPCTV, o novo vereador disse, através de uma intérprete, quais serão as prioridades do mandato. “Eu me candidatei a vereador porque eu quero representar dentro da Câmara a comunidade especial. Primeiro, os surdos. Depois, os cegos, os deficientes intelectuais e os deficientes físicos. E também quero defender os direitos das pessoas idosas”, disse.
Mesmo sendo feita em Libras, a campanha de Botti deu resultado. Ele se mostrou surpreso com a aceitação dos eleitores. “Eu não sabia que as pessoas iriam me ajudar. Foi um susto receber tantos votos”, comentou, através de uma intérprete.
Ana Paula Botti, casada com Lucas há sete anos, contou como se sentiu quando o marido foi eleito. “Muito feliz, muito orgulhosa. Não só por ser meu marido, mas por que é um surdo vereador. Isso é algo grandioso para todas as pessoas da cidade. Ele é um representante para todos eles”, falou, em entrevista à RPCTV.
O trabalho na Câmara dos Vereadores é um desafio não só para Botti, como também para a sede do legislativo em Ibiporã. “A Câmara realmente vai ter que se preparar, vai ter que fazer algumas adaptações para atender as necessidades especiais do Lucas. Ele tem direito a um assessor, e esse assessor vai ter que ser também intérprete para que possa auxiliá-lo realmente”, avaliou a vereadora Mari de Sá, em entrevista à RPCTV.


 http://www.surdosol.com.br/ibipora-elege-primeiro-vereador-surdo-do-parana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.