RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Prefeitura de São José dos Campos abre inscrições para novas turmas de LIBRAS e Braile



Prefeitura abre inscrições para novas turmas de LIBRAS e Braile

A Prefeitura de São José dos Campos abre a partir desta quarta-feira (25) as inscrições para novas turmas dos cursos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e Braile (sistema universal de escrita e leitura com o tato para uso das pessoas cegas).
Para o curso de Braille, as inscrições seguem até 4 de julho e devem ser feitas somente por meio da Central de Atendimento da Prefeitura, pelo telefone 156. Os selecionados serão comunicados diretamente por e-mail.
Os interessados no curso de LIBRAS podem se inscrever até 9 de julho, também pelo telefone 156. Para efetivar a inscrição, além do cadastro pelo telefone, o candidato deve participar de uma palestra sobre “Identidade Surda”, que será realizada em 25 de julho, às 19h, no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha 131 – Jardim América).
Os cursos são promovidos pela Secretaria de Promoção da Cidadania e têm como objetivo formar capacitar pessoas para se relacionarem de forma eficiente com deficientes visuais e auditivos, além de transpor eventuais barreiras comunicativas.
Serão oferecidas duas turmas do curso de Braile, com aulas de segunda a sexta-feira, durante duas semanas (de 14 a 25 de julho), sendo uma turma das 8h30 às 12h30, e a segunda das 13h30 às 17h30, na sede da Secretaria de Promoção da Cidadania (Rua Aurora Pinto da Cunha 131 – Jardim América). No final do curso, os alunos terão ainda uma oficina que abordará as relações e convivência com as pessoas com deficiência visual.
O curso de LIBRAS começa em 30 de julho e será realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Promoção da Cidadania e a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. A nova turma de LIBRAS terá aulas às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório da Biblioteca Cassiano Ricardo (Rua Quinze de Novembro,99 – Centro).
Inclusão
O Braille é um sistema universal de escrita e leitura com o tato para uso das pessoas cegas. Por meio de seu uso, documentos e outros conteúdos podem ser disponibilizados para pessoas com deficiência visual.
A LIBRAS é a Língua Brasileira de Sinais, reconhecida por Lei como segunda língua oficial do Brasil, adotada pela comunidade surda para comunicação gestual.

 http://librasdiaria.wordpress.com/2014/06/24/prefeitura-abre-inscricoes-para-novas-turmas-de-libras-e-braile/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.