RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Prefeitura de Guarujá adapta material sobre a Copa para alunos surdos do Município

O material traz informações sobre o torneio que será realizado em terras brasileiras. O intuito é expandir o trabalho aos estudantes surdos do Município

A inclusão de alunos com deficiências especiais é algo trabalhado com muita dedicação pela Prefeitura de Guarujá. Com o Brasil sediando pela segunda vez, a Copa do Mundo da Fifa, a Unidade Polo de Educação Bilíngue, na Escola Municipal Napoleão Rodrigues Laureno, adaptou, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), um vídeo criado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O material traz informações sobre o torneio que será realizado em terras brasileiras.

O intuito é expandir o trabalho aos estudantes surdos do Município. Toda a produção foi idealizada pelas professoras Adriana Nascimento e Patrícia Duarte, da EM Napoleão Rodrigues Laureano. Em cima do que foi elaborado pela Seduc, as professoras se preocuparam em tornar acessíveis as informações para os alunos surdos do Município. E para integrar os intérpretes de Libras no vídeo foi necessário um trabalho de um mês e meio, pois tudo foi analisado pela instrutora de Libras, Maria Elisa Galvão, para o direcionamento correto do vídeo produzido.
Com isso, os alunos assistiram a um material que traz curiosidades sobre o campeonato mundial, como a criação da logomarca oficial para o Brasil e também a produção do Fuleco, mascote oficial da Copa do Mundo 2014. Na sala de aula também estiveram Maria Elisa e os dois intérpretes de libras, Deborah Fonseca e Manuel Carvalho, que acrescentaram ainda mais para o conhecimento da língua de sinais para aos estudantes.
A inclusão de alunos com deficiências especiais é algo trabalhado com muita dedicação pela Prefeitura de Guarujá (Foto: Josimar Frazão/PMG)
A inclusão de alunos com deficiências especiais é algo trabalhado com muita dedicação pela Prefeitura de Guarujá (Foto: Josimar Frazão/PMG)
Além de aprenderem quais são os sinais em Libras de todas as seleções que estarão no Brasil, a seleção da Bósnia que está hospedada em Guarujá também foi contemplada no vídeo, já que é a primeira vez que participa do Mundial.

Para a professora Patrícia Duarte, essa é uma ação com o propósito de expandir as informações entre os alunos. “A receptividade em relação ao vídeo vem sendo muito boa por parte dos estudantes com deficiência auditiva, que estão aprendendo diferentes curiosidades”, explicou Patrícia.

O vídeo está disponível para professores especializados que atendem alunos com deficiências auditivas nas três Unidades Polos de Educação Bilíngue de Guarujá, que são: E.M. Napoleão Rodrigues Laureano, E.M. Antônio Ferreira de Almeida Júnior e E.M. Professora Dirce Valério Gracia, servindo de apoio para professores especializados e alunos que possuam deficiências auditivas.

 http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/36100-prefeitura-de-guaruja-adapta-material-sobre-a-copa-para-alunos-surdos-do-municipio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.