RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O SANDUÍCHE DA GALINHA MARICOTA


Recurso Didático: Mala, tapete e bonecos para contação de História



Trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP/ CAS
O SANDUÍCHE DA GALINHA MARICOTA

TAPETE E A MALA COM OS BONECOS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
CONTAÇÃO DA HISTÓRIA EM LÍNGUA DE SINAIS
Interprete: Elisângela Bonfim- CAS/AC
Orientações ao professor
  • Primeiramente deixe as crianças se familiarizarem com os bonecos e com o tapete;
  • Explore cada elemento do tapete com os alunos;
  • Tire do aluno o que ele já conhece, pergunte os sinais dos animais, dos elementos que cada animal prefere no sanduíche;
  • Peça ao alunos para darem um sinal a cada animail, isso ajudará no trabalho com a Língua Portuguesa, pois na história cada animal tem um nome;
  • É importante que na hora da contação cada animal coloque o alimento no sanduíche, você deve levar o boneco até o alimento e traze-lo até o sanduíche para dá a idéia de que foi o animal que colocou;
  • Na hora que o personagem diz falta.... o sinal falta deve ser feito na pata do animal mostrando que o animal que está falando;
  • Não esqueça de mostrar o livro e falar do autor se possível mostre sua foto.


Produzidos por Marinélia e Fátima Peres
Orientação: Sandra Patrícia de FariasALBUM SERIADO



Produzido: Josemira Assef, Kelly Barroso e Marinélia Soares


Intérprete Israel Queiroz
JOGO DE LEITURA E ESCRITA

  • Usando as fichas acima o professor , após trabalhar o vocabulário, deve dividir os alunos, dando-lhes fichas com alguns nomes-sinal-gravura o aluno deve treinar a datilologia e o sinal de cada ficha;
  • Depois de alguns minutos de estudo, o aluno entrega a ficha ao colega;
  • O aluno mostra uma imagem e pedi para o aluno fazer a datilologia;
  • depois o sinal
  • o processo é feito com todas as fichas que o aluno estudou;
  • O aluno tendo respondido certo pergunta para o colega, até que todos participem.


Cristiane Nogueira e Josué BonfimROTEIRO E ATIVIDADES BAIXE












O Sanduíche da Maricota

A galinha Maricota preparou um sanduíche: pão, milho, quirera e ovo.Mas quando ia comer, a campainha tocou.Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche e exclamou:- Vixe! Falta aí um capim.Aí chegou o Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e vendo o sanduíche, palpitou:- Falta a sardinha.João, o cão, veio com o seu jeito de bom moço.E educado, sugeriu:- Coloquem nele um bom osso.Sempre zumbindo e agitada, chegou a abelha Isabel.Olhou o esquisito recheio:-Melhora se puser mel.Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido o macaco:- Claro que falta banana!-Banana? Sardinha? Mel?Era o rato Aleixo.-Milho? Osso? Capim? Argh!!!- Vocês esqueceram o queijo!A brincadeira acabou quando a raposa Celina olhou bem para a Maricota e falou:- Falta galinha!Maricota ficou brava:- Fora daqui minha gente!Jogou fora o sanduíche e começou novamente; Pão, milho, quirera e ovo. Como era pra ter sido._ Quem quiser que faça o seu com recheio preferido.
(Do livro: O Sanduíche da Maricota de Avelino Guedes/ Editora Moderna)
baixe o livro

 http://trabalhandocomsurdos.blogspot.com.br/search/label/Recurso%20Did%C3%A1tico%3A%20Mala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.