RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 19 de junho de 2014

EXPLORANDO TEXTOS COM ALUNOS SURDOS

Explorando Textos

O ensino da leitura para os alunos surdos não tem sido diferente do que se propõe para os ouvintes. Os alunos surdos entram na escola e são inseridos no trabalho da leitura e escrita, não dispõem dos mesmos recursos linguísticos que os ouvintes, pois estas chegam a escola sem o conhecimento da Língua Portuguesa na qual possam se basear para aprendizagem da leitura e da escrita. Neste sentido, pode-se afirmar que, para a maior parte das crianças surdas, aprender a ler e escrever significa aprender uma Língua. Sendo assim, o professor deve adotar nova metodologia, no caso de trabalhar texto podemos observar alguns procedimentos : Textos interessantes, ricos em imagens que ofereçam apelos visuais sedutores para o aluno, independente do meio de materialização: fotografias, desenhos, caricaturas, cartazes,outdoors, folhetos,
informativos, revistas , jornais, gibis, artes plásticas e cênicas,
vídeos com trechos de programas de TV (novelas, humorísticos,
propagandas...), filmes entre outros.














Procedimentos Sugeridos

  • Analisar e compreender todas as pistas que acompanhem o texto escrito: figuras, desenhos, pintura, enfim, todas as ilustrações;
  • Identificar, sempre que possível, nome do autor, lugares, refências temporais e capaciais internas ao texto;
  • Explorar os personagens e elementos, antes mesmo da leitura;
  • Elaborar uma sinopse antes da leitura do texto;
  • Reconhecer elementos paratextuais importantes, tais como: parágrafos, negritos, sublinhados, travessões, legendas, maiúsculas e minúsculas, bem como outros que concorram para o entendimento do que está sendo lido;
  • Identificar o gênero textual; Através de comparação.
  • Reconhecer e sublinhar palavras - chave
  • Utilizar dicionário;
  • Substituir itens lexicais complexos por outros familiares;


    É importante ressaltar que, para cada texto, há um conjunto de procediemntos adequados á compreensão e, portanto, é impraticável a aplicação de todos os procediementos listados á leitura de um único texto.
     
     http://trabalhandocomsurdos.blogspot.com.br/search/label/Explorando%20Textos
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.