RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 29 de março de 2014

Candidatos a vagas de intérprete de Libras fazem protesto em Santos


24/03/2014 16h35 - Atualizado em 24/03/2014 16h35

Eles reclamam da falta de prova prática para concorrer às vagas.
Prefeitura diz que só pode fazer o concurso quem tem formação na língua.

Do G1 Santos
Comente agora
Candidatos às vagas de intérprete de Libras, a linguagem brasileira de sinais, no concurso da Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, fizeram um protesto neste domingo (23). A reclamação deles é que não houve prova prática, que seria fundamental para avaliar o profissional.
O protesto começou na saída do concurso da prefeitura, que vai recrutar profissionais para uma série de áreas. Uma delas é a de intérprete de Libras. Profissionais que concorrem a uma dessas vagas reclamam que não houve avaliação prática.
A candidata Karina Costa Sales foi uma das que participou do protesto. Ela defende a avaliação prática. “No edital está exigindo o Prolibras, que é um exame de certificação do intérprete. Estamos defendendo que a Libras é uma língua visual, gestual, que precisa da comprovação na prática. Conhecer os sinais não significa que esteja apto a traduzir”, afirma Karina.
Jovens mudos também participaram do protesto. Segundo eles, só com a prática o intérprete de Libras pode mostrar se sabe ou não fazer um trabalho com qualidade.
Em nota, a Prefeitura de Santos afirma que, conforme a legislação vigente, o candidato deve ter a habilitação para exercer a profissão. Assim, só podem fazer o concurso pessoas que tenham a formação de tradutor e intérprete de Libras, o que torna, ainda segundo a prefeitura, desnecessária a prova prática.
Candidatos reclamaram da falta de prova prática (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Candidatos reclamaram da falta de prova prática (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
 http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/03/candidatos-vagas-de-interprete-de-libras-fazem-protesto-em-santos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.