RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lançado edital de seleção para licenciatura em Letras-Libras.

Lançado edital de seleção para licenciatura em Letras-Libras 

Quinta-Feira, 22 de maio de 2014 18:43
interpret sinalizando em LIBRAS 

Edital em LIBRAS

Estarão abertas, entre 28 e 30 de maio, as inscrições para a segunda turma presencial da licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Serão ofertadas 30 vagas para ingresso no segundo semestre letivo deste ano, no período noturno, sendo 50% destas destinadas a candidatos cotistas. O critério único de seleção será o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), exclusivamente em sua edição de 2013.
Os candidatos deverão realizar sua inscrição através do sistema específico que será disponibilizado, a partir do meio-dia de 28 de maio, no site da Coordenadoria de Concursos. A lista de eventuais inscrições indeferidas será divulgada na mesma página até 14h do dia 3 de junho. O Protocolo Geral da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) receberá recursos administrativos dos candidatos indeferidos no dia 4, no horário de 9h às 12h.

O resultado final será conhecido no dia 6 de junho no site da Coordenadoria de Concursos. Será divulgada também a lista de classificáveis, que poderão ocupar vagas, na ordem de classificação em caso de vacância. A Solicitação de Matrícula será em 9 de junho, entre 9h e 12h, na Coordenadoria de Concursos, no Campus do Pici. É necessária ainda a Confirmação Presencial de Matrícula, na coordenação do curso, no dia 24 ou 25 de julho.

Cotas – Das 30 vagas ofertadas, 15 serão reservadas às quatro classes de cotas, definidas por critérios étnicos e socioeconômicos, sendo o restante destinado à ampla concorrência. Em cumprimento ao Decreto Nº 5.626/2005, da Presidência da República, para cada uma das classes de concorrências será dada prioridade às pessoas surdas, com a devida comprovação documental. Por conta dessa especificidade, o curso não participa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, como as demais graduações presenciais da UFC.

Documentos – Os candidatos devem ficar atentos à documentação exigida para matrícula, que está detalhada no Anexo I do Edital Nº 13/2014. Todos devem apresentar fotocópias autenticadas de documento de identificação oficial com foto, CPF e certificado de conclusão do ensino médio (também serão aceitas cópias simples, desde que acompanhadas dos originais para conferência na hora).

Para ter prioridade às vagas, os candidatos surdos deverão apresentar, além da documentação básica de matrícula, documentação que comprove sua condição de surdez (laudo de audiometria). Os cotistas devem atentar ainda à documentação específica à sua classe de cota, também disponível no Anexo I do edital.
 
 http://www.acessibilidade.ufc.br/Edital-013-2014-PROGRAD-UFC.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.