RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 4 de maio de 2014

Autoescolas poderão ter intérprete de LIBRAS

Autoescolas poderão ter intérprete de LIBRAS

por Mauro César Sabonas publicado 07/03/2014 16:20, última modificação 07/03/2014 16:20
Os vereadores de Jundiaí apreciam na terça-feira (11) uma moção de autoria do presidente Gerson Sartori que pede a aprovação do Projeto de Lei nº 2.534, da deputada Erika Kokay (PT-DF). O texto obriga os Centros de Formação de Condutores (CFCs), também conhecidos como autoescolas, a terem a presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a fim de auxiliar os alunos com deficiência auditiva.
Autoescolas poderão ter intérprete de LIBRAS
Os vereadores reunidos na sessão passada, com boa presença do público
Sartori explica que a proposta inclui intérpretes tanto nas aulas teóricas quanto práticas, inclusive nos exames. A medida visa garantir aos deficientes auditivos o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com a deputada há cerca de 6 milhões de brasileiros com tal deficiência. Embora levem uma vida praticamente normal, há dificuldade na hora de obter a CNH já que não existe intérprete de LIBRAS nas escolas de trânsito.  Ainda não há previsão para a votação do projeto, que já tramita desde 2011.
Além da moção, a sessão da próxima terça-feira tem outos oito itens.  Confira todos:
1 - PROJETO DE LEI Nº 11452/2013 - GUSTAVO MARTINELLI - [PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO] EXIGE, EM ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS, ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL E AMBULÂNCIA PARA ATENDIMENTO A TRABALHADORES E VISITANTES.
2 -PROJETO DE LEI Nº 11322/2013 - DIRLEI GONÇALVES - INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS OCUPACIONAIS DO EDUCADOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
3 - PROJETO DE LEI Nº 11363/2013 - ROBERTO CONDE ANDRADE - INCLUI NO CALENDÁRIO MUNICIPAL DE EVENTOS A "COPA DA FÉ" (SEGUNDO SEMESTRE).
4 - PROJETO DE LEI Nº 11370/2013 - MÁRCIO PETENCOSTES DE SOUSA - ALTERA A LEI N.º 3.233/88, QUE REGULA A ARBORIZAÇÃO E AJARDINAMENTO DOS LOGRADOUROS PÚBLICOS URBANOS, PARA AUTORIZAR A SUBSTITUIÇÃO DE ÁRVORES NOS CASOS QUE ESPECIFICA.
5 - PROJETO DE LEI Nº 11374/2013 - PAULO SERGIO MARTINS - DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA O GRUPO JUNDIAIENSE DE VOLUNTÁRIOS PARA A PROTEÇÃO DOS ANIMAIS E DO MEIO AMBIENTE - "PROJETO BICHO LEGAL".
6 - PROJETO DE LEI Nº 11462/2014 - PREFEITO MUNICIPAL - INSTITUI E INCLUI NO CALENDÁRIO MUNICIPAL DE EVENTOS A FESTA NORDESTINA.
7 - MOÇÃO Nº 98/2014 - JOSÉ CARLOS FERREIRA DIAS - APOIO À INDICAÇÃO APRESENTADA PELO DEPUTADO ESTADUAL EDMIR CHEDID, DO DEM, PARA QUE JUNDIAÍ SEJA INCLUÍDA NO PROJETO POLOS REGIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
8 - MOÇÃO Nº 100/2014 - GERSON HENRIQUE SARTORI - APELO AO CONGRESSO NACIONAL PARA URGENTE VOTAÇÃO E APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI N.º 2.534/2011 DE AUTORIA DA DEPUTADA ÉRIKA JUCÁ KOKAY DO PT-DF, QUE DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA DE INTÉRPRETE DE LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) NAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS MINISTRADAS NOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES- CFC'S E NOS EXAMES DE DIREÇÃO VEICULAR.
9 - MOÇÃO Nº 102/2014 - JOSÉ GALVÃO BRAGA CAMPOS - REPÚDIO À EMPRESA TELEFÔNICA BRASIL S/A (VIVO) PELA MÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE TELEFONIA MÓVEL PRESTADOS EM JUNDIAÍ E REGIÃO.

 http://www.jundiai.sp.leg.br/imprensa/noticias/autoescolas-poderao-ter-interprete-de-libras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.