RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ESCOLAS AINDA NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA RECEBEREM ALUNOS SURDOS!!!


Muitos questionamentos estão sendo feitos quanto a Inclusão de surdos em escolas comuns no Brasil, principalmente no que condiz às séries iniciais. O surdo tem como sua primeira língua, a Língua de Sinais (LIBRAS), necessitando de um período de maturação cognitiva (em seus primeiros anos), para somente depois iniciar um processo de bilinguismo propriamente dito, ou seja, usar de Libras e da Lingua Oral. Por outro lado, as escolas brasileiras de ensino comumnão estão capacitadas para receber crianças surdas, nem a nível físico (salas, materiais), nem a nivel especifico (metodologias), e ainda nem a nivel de pessoal (professores especializados e/ou intérpretes). Para tanto, há necessidade de se montar uma infra-estrutura adequada, que atenda as diferenças da criança surda. As autoridades precisam refletir melhor sobre o assunto, antes de criarem impasses significativos quanto à identidade e o processo de aprendizagem das crianças surdas no Brasil, através do que chamam de Inclusão, numa educação para todos. Pois incluir, no contexto do surdo,não significa apenas inserir numa sala de ensino comum, mas respeitar suas diversidades, atendendo todas as suas especificidades.

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