RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 23 de maio de 2013

SURDO-CEGUEIRA

Surdo-cego.

Por: Andrea Schwarz

Vou te convidar a fazer uma experiência: coloque um tapa-olhos, um tapa-ouvidos e ande por aí, tente se comunicar com as pessoas a sua volta, enfim, interaja com o mundo. Como você se sentiu? E do que mais você sentiu falta? Portanto, hoje, vamos falar sobre a surdo-cegueira.

Sabemos que o cego é uma pessoa que não vê e que ser surdo significa não ouvir. Mas, a primeira coisa que devemos ter em mente, é que ser surdo-cego é muito mais do que a soma das duas deficiências... Ser surdo-cego não significa necessariamente não possuir os dois sentidos: há quem veja um pouco e não escute nada. Quem consiga identificar alguns sons e tenha ainda resíduos das cores e dos movimentos. Quem tenha nascido sem nenhum dos dois sentidos e quem foi perdendo a visão e a audição dia após dia.

Delegados de 30 países, muitos surdo-cegos se reuniram em Nova York, no ano de 1977, por conta da I Conferência Mundial Helen Keller, e adotaram a seguinte definição para a pessoa surdo-cega: "aqueles que têm uma perda substancial de visão e audição de tal forma que a combinação das duas deficiências cause extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais, de lazer e sociais”.

Em 1989 foi aprovada uma Declaração que consistia no Decálogo do Surdo-cego e um dos pontos diz que: a comunicação é a maior barreira para o desenvolvimento pessoal e a educação do surdo-cego, por este motivo o ensino de métodos de comunicação eficazes deverá ser priorizado.

E, como deve ser a comunicação com uma pessoa que não escuta e não enxerga? Alguns surdo-cegos se comunicam colocando a mão em seu maxilar para sentir a vibração do som que você está emitindo. Outros utilizam a LIBRAS, por meio do tato. Também é possível para o surdo-cego escrever na mão de quem se comunica com ele utilizando um alfabeto manual ou redigir suas mensagens em sistema braille. Também existe o alfabeto moon, que substitui as letras por desenhos em relevo e o sistema pictográfico, que usa símbolos e figuras para designar os objetos e ações.

Helen Keller, talvez a mais conhecida surdo-cega, profissional brilhante que lutou em prol do direito dessas pessoas, sentenciou: “não há barreiras que o ser humano não possa transpor”. Eu concordo plenamente com isso.

http://vidamaislivre.com.br/colunas/post.php?id=4699&%2Fsurdo_cego
 http://www.facebook.com/photo.php?fbid=577729755592962&set=a.353740497991890.88466.227978660568075&type=1&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.