RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 28 de maio de 2013

INES faz DVD explicativo sobre Implante Coclear

20130430_150520
Recebi da Mônica Campello – Fonoaudióloga e Professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos – um DVD explicativo sobre Implante Coclear. Abaixo reproduzo o release informativo sobre o mesmo:
“O Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES – apresenta o DVD sobre Implante Coclear,  buscando atender a crescente demanda de  conhecimento sobre o tema.
Identificamos algumas questões  recorrentes do tipo: O que é Implante Coclear? Quais são as  possibilidades de indicação? Quem indica? Com o implante, a pessoa deixa de ser surda? Como fica a relação com a Língua Brasileira de Sinais – Libras e com a Língua Portuguesa quando se usa o Implante Coclear? Há  riscos na cirurgia e depois dela? Quais são? Há restrições? Quais?
Constantemente recebemos pais de crianças surdas, alunos do Instituto e de outras  Instituições, pessoas surdas e professores da rede regular que recebem  alunos com Implante Coclear em suas turmas, com inúmeras dúvidas além  dessas destacadas acima. Em relação aos professores, a dúvida mais  recorrente é como lidar pedagogicamente, linguisticamente e socialmente, nos diversos contextos escolares, com o aluno implantado. Nas  Assessorias Técnicas que prestamos em âmbito nacional e nas Oficinas de  Trabalho que também realizamos, o tema Implante Coclear é cada vez mais  presente proporcionando intensos debates com diferentes posicionamentos.
O fato é que o Implante Coclear é uma realidade e o Instituto Nacional de Educação de Surdos, Centro de Referência Nacional na área da surdez,  tem como uma de suas missões institucionais produzir e divulgar  conhecimentos científicos e tecnológicos neste campo. Sendo assim,  apresentamos o presente DVD “Implante Coclear – conhecendo a tecnologia” que, partindo de diversos pontos de vista, procurou evitar a dicotomia  contra ou a favor do tema. Nosso interesse é esclarecer algumas  dúvidas e inserir o assunto no grande debate quanto à construção de uma  Educação Bilíngue de qualidade para o aluno surdo brasileiro.
E agora, ficou mais facil ainda de assistir este video, pois o INES  disponibilizou o mesmo em sua TV INES, com 44 minutos de duração: http://tvines.com.br/video.php?idVideo=36
O DVD é distribuido apenas para pessoa juridica. Ele é gratuito, pois dessa forma um maior número de pessoas poderá assistir. Quando  pessoa física é a interessada em receber o DVD basta escrever um email para diesp@ines.gov.br justificando sua solicitação que após avaliado poderá (ou não) ser atendida. Como recebemos um número muito grande de solicitações existe uma orientação para isso de forma que possamos atender a todos.”
O QUE EU ACHEI: Primeiro, devo parabenizar o INES pela iniciativa, especialmente porque o IC é uma realidade e vai ser cada vez mais e mais. Desmistificar o assunto para quem não o conhece é essencial. Se hoje, graças à tecnologia, os pais de crianças surdas têm a opção real de dar ao seus filhos a chance de OUVIR, é lógico que a esmagadora maioria deles fará isso. Aliás, porque não o fariam? O SUS cobre a cirurgia! Particularmente, se eu tivesse um filho surdo faria tudo o que estivesse ao meu alcance para dar a ele a chance de se deliciar com o mundo sonoro. Sabemos que existem casos e casos, mas negar as maravilhas proporcionadas por um implante coclear bem feito e bem adaptado é negar os avanços da ciência e da medicina – não faz sentido algum. Como foi dito no release do INES, o tema traz intensos debates com diferentes posicionamentos. Portanto, a iniciativa é louvável e o DVD tem tanto legendas quanto intérprete de Libras.

 http://cronicasdasurdez.com/ines-faz-dvd-explicativo-sobre-implante-coclear/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CronicasSurdez+%28Cr%C3%B4nicas+da+Surdez%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.