RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Professores de idiomas para alunos com deficiência auditiva

vintage_classroom_college_university_students_professor

A idéia deste post foi do Gui Chazan que, no lançamento do livro Crônicas da Surdez em Porto Alegre, conversou bastante com uma professora de inglês com vasta experiência em dar aulas para alunos com deficiência auditiva. Não sei se já comentei com vocês, mas o que sei de leitura labial em inglês aprendi assistindo os seriados do Canal Sony. Como leio MUITO rápido, numa fração de segundo eu lia a legenda e ia direto prestar atenção na boca dos personagens. Requer muito treino e tempo, mas dá certo. Claro que aprendi a parte escrita e peguei vocabulário bem antes disso. Hoje em dia eu adoraria fazer inglês e espanhol com um(a) professor(a) particular para treinar a minha pronúncia e também para escutar palavras que nunca escutei e portanto não sei como são pronunciadas.
Mas…e encontrar professores de idiomas que sejam aptos a dar aula para quem não ouve ou ouve mal?
Acho que os requisitos básicos seriam:
  • articular muito bem os lábios
  • ter paciência
  • ter uma voz clara e pausada

O Gui comentou também sobre intercâmbios. Eu nunca fiz, e tempos atrás contatei a Central de Intercâmbio sobre o assunto e eles me informaram que não tinham a modalidade ‘intercâmbio para deficientes auditivos’. Se alguém já fez, conte nos comments com qual agência e como foi a experiência. Sei que muuuuitos de nós sonham em cair no mundo, mas às vezes falta a coragem necessária de encarar um local estranho num idioma estranho e ainda por cima…sem ouvir!
A idéia deste post é fazer um cadastro de professores de idiomas que possam nos atender por todo esse Brasil. Se você é professor, deixe seus dados (nome, email, cidade e Estado, preço da aula) e diga de qual idioma você dá aula. Se você é leitor do blog e já teve aulas com algum professor e gostaria de indicá-lo, faça a mesma coisa. Já pros comments, gente!!!

ABAIXO ALGUNS COMENTÁRIOS POSTADOS NO BLOG DA  PAULA:

6 Comentários em “Professores de idiomas para alunos com deficiência auditiva”

  1. Lak Lobato
    Pra quem é de Sampa e quiser aulas de inglês e francês, posso indicar minha professora de idiomas há 10 anos. Ela tem uma sala equipada para até 4 alunos (mas recomendo aulas individuais ou em duplas) no bairro de Moema. Posso passar o email dela, pra quem tiver interesse.
    Beijos
  2. Carlos
    Olá Paula, vi que retuitou uma questão dos professores serem deficientes auditivos para uma turma de alunos sem deficiência. Se possível, faça um post sobre o tema, eu era professor universitário mas perdi audição e estou afastado, seria bom conhecer experiências de como outros professores nessa situaçao conduzem as aulas.
    Um abraço,
  3. Jamile
    Eita isso que é rapidez!!! =D Valeu Gui!! Obrigada pelo post, Paula!!! Eu estou atrás de intercâmbio/curso de idiomas no exterior para DA!! Beijos
    1. Gui Chazan
      Não foi nada, Jamile! Boa sorte!
  4. Simone Rodrigues
    Conheci uma mulher brasileira surda que fez um intercâmbio nos Estados Unidos na Universidade de Gallaudet em Washington D.C. Essa universidade é totalmente voltada aos surdos. A primeira língua usada por toda a instituição é a American Sign Language (ASL) e a segunda é a Língua Inglesa. O site deles é o http://www.gallaudet.edu. Dá uma olhada no site. De repente tem alguma oportunidade de estudar boa por lá. Boa sorte!
  5. Lindiane Lobato
    Eu moro em Salvador- ba eu gostaria de saber tem alguém aqui pra que eu possa aprender falar em Inglês e Espanhol. Favor avisa-me.

    http://cronicasdasurdez.com/professores-de-idiomas-para-alunos-com-deficiencia-auditiva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.