RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 12 de abril de 2013

"Achavam que eu não conseguiria", diz rapper finlandês surdo

O finlandês Marko Vuoriheimo, ou simplesmente Signmark, é deficiente auditivo, mas, com muita insistência, conseguiu se transformar em um rapper reconhecido internacionalmente. Ele se apresentou em São Paulo no último sábado (6), no Sencity, evento multissensorial para surdos que aconteceu no MAM (Museu de Arte Moderna).
O rapper escreve as próprias canções em língua de sinais em inglês ou finlandês. Por isso, durante sua apresentação, teve de contar com a tradução simultânea para libras, a língua brasileira de sinais. "Tive minhas dificuldades ao compor as minhas músicas em língua de sinais. No princípio, cheguei a esquecer alguns sinais devido ao contexto de palavras que dão sentido à letra", contou ele em entrevista ao Terra.


Confira a seguir a entrevista.
Terra - Oi, Signmark. Tudo bem?
Signmark - Eu estou bem.  Fico muito feliz de cantar no Brasil.
Terra - Seu show foi fantástico!
Signmark - Obrigado!
Terra - Qual a sensação de estar no palco?
Signmark - Amo estar no palco. Vejo as pessoas me assistirem com alegria. A mesma alegria que eu tenho também. A nossa comunicação com o público é boa. Às vezes, se estão desanimados, conseguimos energizar o público e elevar o ânimo.
Terra - Como você começou a levar a carreira mais a sério?
Signmark - Segui o meu coração, seguindo em frente e tornando o meu sonho possível. As pessoas me diziam que eu não iria conseguir, mas me mantive firme em meu caminho. Também me viam como um incapaz pelo fato de eu ser surdo. Quando acreditei em mim, passei a ter força e vontade para lutar pelo meu sonho. Você também é capaz de superar se acreditar em si mesmo.
Terra - Há quanto tempo você canta?
Signmark - Quando eu tinha quase 9 anos, observava os ouvintes cantando e tentava traduzir as músicas em língua de sinais. Uns dez anos depois, passei a escrever minhas próprias canções em língua de sinais.
Terra - Como descobriu que tinha um talento para a música?
Signmark - Diante de sucessivas tentativas, fiquei ensaiando e aprimorando as minhas canções até chegar a um ponto desejável. Da mesma forma que você aprende a jogar futebol quando criança, fazendo repetições até conseguir.
Por falar língua de sinais em inglês ou finlandês, a apresentação teve de contar com a tradução simultânea para libras, a língua brasileira de sinais  Foto: Edison Junior / Terra
Por falar língua de sinais em inglês ou finlandês, a apresentação teve de contar com a tradução simultânea para libras, a língua brasileira de sinais 
Foto: Edison Junior / Terra

Terra - Qual o cantor rap você mais admira? Por quê?
Signmark - Quando era pequeno, tinha Coolio e RUN-D.M.C. como os meus principais inspiradores.
Terra - E o trabalho de Eminem?
Signmark - Conheço e admiro o trabalho dele.
Terra - Qual a maior dificuldade em cantar em sinais?
Signmark - Como nem tudo é fácil, também tive minhas dificuldades ao compor as minhas músicas em língua de sinais. No princípio, cheguei a esquecer alguns sinais devido ao contexto de palavras que dão sentido à letra. Mas, após muitas apresentações, me familiarizei com as letras e, consequentemente, as músicas passaram a fluir melhor.
Terra - Já passou por alguma dificuldade?
Signmark - Quando não consigo compor, faço atividades de lazer, que me deixam renovado e inspirado novamente. Aí, volto a escrever as músicas.
Terra - Qual foi o momento mais importante da sua carreira?
Signmark - Um dos momentos mais importantes da minha carreira é quando as pessoas me veem como um exemplo de possibilidade na carreira de música e esporte e se espelham em mim para fazer o mesmo.  Até ouvintes me procuram a respeito de minha atuação na música.

*Edison Junior trabalha no Terra desde 2011 e é deficiente auditivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.