RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 28 de abril de 2013

6 meses sonoros

Escrito por laklobato em 25/04/2013
208570_551103624923312_950398267_n 

Hoje completo 6 meses de ativação do segundo implante, o direito.
Embora já faça 3 anos e meio que operei a orelha esquerda, ter amado o primeiro implante coclear e me deliciado cada dia com ele, foi somente com o segundo IC que eu pude ter plena compreensão dos sons. Portanto, hoje é meu meio-aniversário de retorno ao mundo sonoro, de fato.
Quando decidi fazer o segundo IC, eu tinha em mente que os ganhos provavelmente não seriam muito diferentes do primeiro, porque foi isso que me foi passado pela medicina. Então, quando conversei com o Dr. Koji, falei que queria localização sonora e segurança de ter uma orelha de reserva, caso um dos ICs desse problema. Ele foi bem mais otimista que eu e disse que havia a possibilidade de eu dar um salto enorme. Sorri, mas mantive a razão falando mais alto e disse que aceitaria o que viesse.
Passou a ansiedade pré cirurgica, cirurgia, ativação, uns 10 dias e ai, veio tudo o que eu desejava – mas não me permitia ter expectativas a respeito – a compreensão da voz humana. Poder conversar ser focar nos lábios o tempo todo. Poder ouvir música e falar no telefone. Participar de uma reunião sem medo de não entender direito o que é dito. Poder assistir palestras (debate é mais difícil, se as pessoas falarem ao mesmo tempo). Tudo o que, durante 26 anos, a surdez me impediu de fazer.
Lembro da primeira música ouvida. Lembro da primeira vez que falei no telefone. Emoções tão violentas, que transbordavam e me deixavam encharcada pelas lágrimas.
Depois disso, veio um período de depressão. Senti tristeza pelo dia que perdi a audição e tudo isso me foi negado. Senti tristeza pelo primeiro IC não ter dado tão certo. Senti tristeza por ter demorado tanto para encontrar a maneira de contornar essa deficiência que me acompanha desde a pré adolescência.
Foi um período de reflexão, de medos, de angustia, de raiva… saber que o passado não pode ser mudado é bem difícil, quando você encontra a solução. Tantas coisas que eu gostaria de ter feito e não pude…
Fiz terapia, tomei florais, conversei muito com algumas pessoas e, finalmente, o período de luto passou e deu lugar a paz. Pude curtir todas as conquistas, sem mágoas. E voltei a me deliciar com as coisas mais simples: ouvir música enquanto faço academia. Entender o que a dentista fala enquanto usa máscara. Poder relaxar durante a massagem, com o som da música. Receber a primeira ligação telefônica de aniversário. Ouvir a conversa alheia (coisa feia, né?), me sentindo parte do mundo outra vez…
Certeza que sou uma pessoa extremamente auditiva, porque agora, seis meses depois apenas, eu já acho que ouvir me seja tão natural, que até me surpreendo que tenha passado 26 anos sem fazê-lo…
Eu adoro ouvir, adoro os sons, adoro música. Mas, adoro, sobretudo, saber que jamais perdi a capacidade de escutar. Isso é uma dádiva!
Comemoro meus 6 meses sonoros, ao som do tec tec tec do teclado do computador, com um sorriso de orelha a orelha e o coração grato pelas pessoas que me aturaram até a paz de espírito chegar!
Que venham muitos sons!
Beijinhos sonoros,
Lak

http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2013/04/25/6-meses-sonoros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.