RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Estudantes de Campinas vencem campeonato artístico-literário do #CasaLibras da UFScar

 


Alunos da EMEJA Prof. Sérgio Rossini, localizada no Centro, produziram colagem artística inspirada na região de Recife (PE). Essa é a segunda vez que a unidade de ensino foi vencedora do campeonato

Estudantes da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Professor Sérgio Rossini, de Campinas, venceram o 4º Campeonato Artístico-Literário promovido pelo projeto #CasaLibras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O resultado foi divulgado esta semana pela universidade.

Os alunos produziram uma colagem inspirada na região de Recife (PE), incluindo elementos como prédios históricos, mar, fauna e flora do local. Além disso, promoveram a cultura surda, principal foco da competição.

Essa foi a segunda vez que a unidade de ensino, localizada no Centro, foi vencedora da iniciativa promovida pela universidade. A EMEJA Prof. Sérgio Rossini tem 60 alunos matriculados no período noturno e é considerada uma escola polo bilíngue de educação de surdos.

A cultura surda se apresenta com um conjunto que reúne valores, histórias, expressões artísticas e maneiras de agir e pensar que usam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como principal forma de comunicação.

“Com muito orgulho, a escola conquistou o primeiro lugar na categoria EJA [Educação de Jovens e Adultos] pelo segundo ano consecutivo”, explicou Danielli Guimarães, diretora do Departamento de PolíticaAcessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas.

A premiação pela UFSCar está marcada para 5 de dezembro, no campus da universidade, e a escola será representada pela professora bilíngue Edinéia Silva.

Premiados

  • Alunos: Adriana da Silva Kitabatake, Daniella Ramiro de Lima, Antonio Carlos da Silva e Marcos Antonio de Moraes;
  • Professores: Edinéia de Fatima da Silva e Nicolas Alves Henriques (professor de língua portuguesa).

FONTE:
https://www.librasol.com.br/estudantes-de-campinas-vencem-campeonato-artistico-literario-do-casalibras-da-ufscar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.