RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Aberta seleção de professores bolsistas para Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos

 


Professores interessados em atuar na Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos têm até a próxima terça-feira2 de dezembro, para inscrição gratuita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

As vagas são para disciplinas a serem ministradas no primeiro e segundo semestre de 2026, no período noturno.

curso é fruto de uma parceria da UFMS com o Ministério da Educação, por meio do Programa Parfor Equidade. Conforme a professora da Faculdade de Educação e coordenadora institucional do Parfor na Universidade, Karine Albuquerque, a licenciatura passou a existir no programa especial do Parfor justamente para atender à demanda educacional de grupos minoritários. “O objetivo é formar professores para atuarem na modalidade de educação bilíngue de surdos, que passou a vigorar no Brasil em 2022, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, aponta.

O valor das bolsas irá variar entre R$1.550 e R$1.850, conforme a formação e experiência de docência do candidato selecionado. Entre os requisitos para candidatura estão: ser professor com experiência em nível superior de, no mínimo, um ano; possuir licenciatura, pós-graduação lato sensu concluída relacionada à temática da disciplina escolhida e/ou curso de mestrado/doutorado concluído; ter disponibilidade para preparar o material e ministrar a carga horária da disciplina, bem como saber trabalhar com a carga horária da disciplina a distância, quando solicitado; saber utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem; e não estar recebendo bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Além disso, é preciso ainda ter currículo cadastrado na Plataforma Freire, entre outras exigências específicas.

As disciplinas com as respectivas cargas horárias e quantidade de bolsas podem ser acessadas no edital. “Para algumas vagas de perfis de atuação, por exemplo, as práticas de Libras, há prioridade para surdos e é exigida fluência em Libras, já que as aulas dessa disciplina são ministradas em Língua Brasileira de Sinais, garantindo o modelo bilíngue proposto na formação. As disciplinas que não exigem fluência em Libras serão ministradas com o apoio do grupo de intérpretes de Libras que atuam no curso”, explica a coordenadora do Parfor na UFMS.

O processo seletivo será feito pela comissão do curso por meio da pontuação do currículo. O resultado das inscrições deferidas, indeferidas e a classificação estão previstos para 5 de dezembro. Após o período para recursos e o respectivo resultado, a previsão de publicação do resultado final é 15 de dezembro. O início das atividades no primeiro semestre de 2026 será no dia 2 de março e no segundo semestre será em 27 de julho.

Os candidatos podem acompanhar as publicações de todos os editais referentes ao processo seletivo no Sigproj e na página da Pró-Reitoria de Graduação.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/aberta-selecao-de-professores-bolsistas-para-licenciatura-em-educacao-bilingue-de-surdos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.