FONTE:
https://www.instagram.com/p/DRnXm0Vk-Rb/?igsh=MXNjMzZ1c3M1b3RwZA%3D%3D

FONTE:
https://www.instagram.com/p/DRnXm0Vk-Rb/?igsh=MXNjMzZ1c3M1b3RwZA%3D%3D
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DRnYL0IgdNN/?igsh=MXFydWJ6bXNqNW1sYQ%3D%3D
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DRkBYgwjmfD/?igsh=MTFnMzJlZTNqY3lwNQ%3D%3D
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DRnxNw2DaCp/?igsh=MWdhOGdyNDF2Yjdhaw%3D%3D
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DRnqFn5CWUb/?igsh=eG5sYTJoMmkxdA%3D%3D
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DRkpPfTD1pd/?igsh=MWRkdGlqZjI3Y3Ryag%3D%3D
As vagas são para disciplinas a serem ministradas no primeiro e segundo semestre de 2026, no período noturno.
O curso é fruto de uma parceria da UFMS com o Ministério da Educação, por meio do Programa Parfor Equidade. Conforme a professora da Faculdade de Educação e coordenadora institucional do Parfor na Universidade, Karine Albuquerque, a licenciatura passou a existir no programa especial do Parfor justamente para atender à demanda educacional de grupos minoritários. “O objetivo é formar professores para atuarem na modalidade de educação bilíngue de surdos, que passou a vigorar no Brasil em 2022, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, aponta.
O valor das bolsas irá variar entre R$1.550 e R$1.850, conforme a formação e experiência de docência do candidato selecionado. Entre os requisitos para candidatura estão: ser professor com experiência em nível superior de, no mínimo, um ano; possuir licenciatura, pós-graduação lato sensu concluída relacionada à temática da disciplina escolhida e/ou curso de mestrado/doutorado concluído; ter disponibilidade para preparar o material e ministrar a carga horária da disciplina, bem como saber trabalhar com a carga horária da disciplina a distância, quando solicitado; saber utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem; e não estar recebendo bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Além disso, é preciso ainda ter currículo cadastrado na Plataforma Freire, entre outras exigências específicas.
As disciplinas com as respectivas cargas horárias e quantidade de bolsas podem ser acessadas no edital. “Para algumas vagas de perfis de atuação, por exemplo, as práticas de Libras, há prioridade para surdos e é exigida fluência em Libras, já que as aulas dessa disciplina são ministradas em Língua Brasileira de Sinais, garantindo o modelo bilíngue proposto na formação. As disciplinas que não exigem fluência em Libras serão ministradas com o apoio do grupo de intérpretes de Libras que atuam no curso”, explica a coordenadora do Parfor na UFMS.
O processo seletivo será feito pela comissão do curso por meio da pontuação do currículo. O resultado das inscrições deferidas, indeferidas e a classificação estão previstos para 5 de dezembro. Após o período para recursos e o respectivo resultado, a previsão de publicação do resultado final é 15 de dezembro. O início das atividades no primeiro semestre de 2026 será no dia 2 de março e no segundo semestre será em 27 de julho.
Os candidatos podem acompanhar as publicações de todos os editais referentes ao processo seletivo no Sigproj e na página da Pró-Reitoria de Graduação.
FONTE:
https://www.librasol.com.br/aberta-selecao-de-professores-bolsistas-para-licenciatura-em-educacao-bilingue-de-surdos/
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DRj_BoFDgEv/?igsh=Ynk3Z2pzcTQ1NG1o