RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 19 de junho de 2017

PET-SI da UFRRJ desenvolve um aplicativo de ensino para deficientes auditivos.

Telas do aplicativo LibrasTI na Google Play Store

    O PET-SI desenvolveu o aplicativo LibrasTI, uma aplicação voltada para promover a inclusão de surdos no campo tecnológico através da popularização e difusão de termos de TI em LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais. O LibrasTI traz uma contribuição ao âmbito educacional pois permite que professores, alunos e usuários da área de TI ou mesmo de outras áreas do conhecimento tenham contato com os conteúdos voltados para pessoas surdas.
O projeto da aplicação iniciou-se com o petiano Felipe Calé que pesquisa o desenvolvimento mobile voltado para a inclusão e acessibilidade de deficientes auditivos. O petiano tomou conhecimento de um glossário de vídeo termos em Libras desenvolvido pelo NAPNE do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina / Chapecó (IFSC-Chapecó) através de uma reportagem no site G1( https://globoplay.globo.com/v/5377213/) e propôs a criação de um aplicativo móvel que utilizasse esses termos.
Inicialmente, o encapsulamento do glossário foi visto como uma ótima proposta extensionista, sendo bem recebido pelo PET-SI. O tutor do PET-SI, Prof. Sergio Serra alocou uma equipe de petianos composta por Renan Miranda, Pedro Benassi, Luiz Volpasso e Lucas Nunes para trabalharem no desenvolvimento do aplicativo e no estabelecimento da parceria entre o PET-SI e o IFSC-Chapecó representado pela professora Tatieli Meneghini coordenadora de extensão da IFSC-Chapecó.
O aplicativo LibrasTI é um aplicativo livre e já sendo apresentado a comunidade petiana através do III INTRAPET da UFRRJ e do texto submetido ao Encontro Nacional dos Grupos de PET – ENAPET 2017 a ser realizado em Brasília.
O aplicativo  é totalmente gratuito já se encontra disponível na loja da Play Store.
http://r1.ufrrj.br/petsi/?p=2581

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.