RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Irmãos cocleares: a história de uma dupla muito especial

‘Meu nome é Fernanda, tenho 34 anos, nasci e morei praticamente minha vida em São Paulo, mas há um ano, moro em Angra dos Reis. Fiz Engenharia de Materiais, cheguei a exercer, mas hoje leciono matemática. Trabalhei 4 anos dando aula na Fundação Casa , amo trabalhar com projetos e trabalho social.Tenho 2 filhos campeões!
Em março de 2010, tive o meu primeiro filho, o Pedro, nasceu de 35 semanas devido a hipertensão gravídica, ficou 10 dias na UTI Neonatal, mas bem, o procedimento foi só para amadurecer seus pulmões, não tomou nenhuma medicação. O penúltimo dia antes da sua alta, fizemos Emissões Otoacústicas (Teste da Orelhinha) e BERA, ambos com ausência e não demorou muito para sair o diagnostico de Surdez Profunda Bilateral. Nossa primeira fono foi a Michele Vargas Garcia, hoje professora da Universidade Federal de Santa Maria, RS, um anjo em nossas vidas, ela nos indicou a Marianni Moreira Costa fono que oralizaria o Pedro.

 

 mg_2694 

 dscn3186 

 img_0095

Desde 4 meses, Pedro usou AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) e nesta altura fazia sessões de fono 1 vez por semana. Teve resposta, mas não suficiente para aquisição da fala. Entramos de cabeça na oralização do Pedro e quando ele completou 1 ano e 1 mês fez sua cirurgia de Implante Coclear Bilateral, com Dr. Arthur Menino Castilho, excelente médico. Após ativação, Pedro começou a fazer fono 2 vezes por semana com nossa parceira Mari.  Pedro respondeu sempre muito bem com 3 meses de ativado balbuciava mamamamá e com 6 meses falou áua (água), sua primeira palavra. A família SEMPRE aproveitou todas as pistas que Pedro demonstrava e o cotidiano para contextualizar o mundo para Pedro.
Pedro hoje fala (pelos cotovelos), manda muito bem na escola, é um super cantor e compreende plenamente o mundo. A Mari parceira fono, virou nossa GRANDE amiga!!! Neste ano tive a minha segunda benção, em junho, o João, amo muito ser mãe! João também falhou nos testes e estamos correndo para tratar o pequeno.  João já usa AASI e vai me dar o prazer do recomeço, de me emocionar e comemorar com muito mais emoção cada evolução, sim porque SEMPRE me alegrou muito isso!! João fará fono no Rio de janeiro, a 170 Km de Angra dos Reis, com a fono Monique Feria da equipe da Dra. Valderez. Moramos em frente ao mar e esse será o cenário das nossas estimulações.

Captura de tela inteira 02102014 100440.bmp

Criei um blog que conta nossa trajetória e vem me ajudando muito HTTP://www.irmaoscocleares.wordpress.com
A surdez me trouxe uma forma linda de ver o mundo e curtir cada cantinho dos meus filhos. Sou uma mãe duplamente presenteada! Fiz um vídeo que gostaria que vocês assistissem – CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.
Durante o vídeo, o vento atrapalhou a minha fala em duas partes, na primeira interferência eu quis dizer:
- Eu aprendi o que é escutar, eu aprendi o que é ouvir, dei muito mais valor pra isso acabei dando muito mais valor para as outras coisas…
E na segunda interferência:
- O Pedro ficou um menino muito mais organizado pelo processo de surdez. pois na fono tinha que brincar e guardar o brinquedo, mexeu com tudo a surdez, na organização, educação …
Resolvi esclarecer assim e não regravar o vídeo, pois quero que o sentimento seja passado da forma que veio a minha cabeça, de como realmente eu encaro e penso. Priorizei o sentimento e não uma fala ensaiada! Contem comigo SEMPRE, coração de mãe é igual ou bem parecido, somos todas apaixonadas pelos filhotes e o amor é UNIVERSAL!’
 http://cronicasdasurdez.com/irmaos-cocleares-a-historia-de-uma-dupla-muito-especial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.