RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Professora de inglês surda e sua orientadora publicam livro pela Editora CRV

                                

O Instituto Federal de Brasília (IFB) comunica a publicação do livro da professora de inglês Ana Clara Feitosa Palhares, que é surda e uma das docentes dessa língua envolvidas na plataforma Sinaliza ENEM.

A obra, desenvolvida em colaboração com sua orientadora, Bruna Lourenção Zocaratto, docente de língua inglesa do IFB Campus Riacho Fundo e líder do grupo de estudos e pesquisas Letramento em Avaliação, Formação Docente e Prática Pedagógica (LAFOPE), aborda os desafios e possibilidades do ensino de inglês para estudantes surdos.

Ana Clara, ex-integrante do LAFOPE, dedicou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) à análise das experiências inclusivas no ensino de inglês nos últimos cinco anos. Em suas palavras, “realmente foi uma experiência desafiadora, pois a língua portuguesa é minha segunda língua. Meu esforço foi maior e compensou muito em cada texto escrito neste trabalho.” Ela ressalta a importância de abordar temas que são pouco pesquisados: “É um aprofundamento em um tema tão específico como o ensino de inglês para surdos, que carece de atenção na área acadêmica.”

Ana Clara acredita que o livro pode trazer contribuições significativas para o ensino e a aprendizagem de inglês para surdos. “Por eu ser uma pessoa surda e ter estudado em uma escola inclusiva, adquiri a noção da importância de adequar métodos e materiais conforme as necessidades de acessibilidade linguística”, explica. Ana Clara destaca que a obra oferece “estratégias práticas que incluem os estudantes surdos em sala de aula, respeitando suas particularidades de comunicação, com recursos visuais e atividades interativas.”

Bruna, que orientou Ana Clara durante seu TCC, compartilha uma visão crítica sobre a inclusão no contexto educacional. “A inclusão não deve ser vista apenas como uma obrigação, mas como uma oportunidade de enriquecer o ambiente escolar. Precisamos refletir sobre como nossas práticas pedagógicas podem ser transformadoras, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, tenham acesso a uma educação de qualidade. O livro de Ana Clara é um passo importante nessa direção, pois traz à tona a necessidade de adequar o ensino às realidades dos estudantes surdos.”

O lançamento oficial do livro acontecerá durante a 1ª Jornada Pela Inclusão (JOPIN): Transformando Educadores para uma Educação Inclusiva, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2024. Este evento será uma oportunidade para discutir a inclusão no ambiente educacional e promover práticas que beneficiem todos os estudantes.

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre esta importante obra, o livro pode ser acessado aqui.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/professora-de-ingles-surda-e-sua-orientadora-publicam-livro-pela-editora-crv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.