A Central de Libras, de Toledo, acaba de alcançar a marca de 521 atendimentos realizados por meio da Plataforma Digital Inteligente, lançada oficialmente em 26 de setembro do ano passado.
O serviço está presente em 95% dos espaços sob gerência da Prefeitura de Toledo e facilita o acesso de pessoas surdas às políticas públicas.
Nestes locais há um QR Code que, quando lido, realiza uma ligação que é atendida no prazo máximo de 90 segundos. Do outro lado da linha, há um profissional que fará a intermediação entre cidadão e servidor tanto na língua brasileira de sinais (Libras) quanto em língua portuguesa.
Na modalidade presencial, são 19.144 minutos em 136 eventos que foram atendidos por tradutores e intérpretes de Libras, resultando em eventos e shows acessíveis a todas as pessoas. “A marca de 300 atendimentos realizados pela Plataforma Digital Inteligente da Central de Libras, um ano de funcionamento, é a mostra do quanto o serviço é essencial para quem é surdo ou ouvinte, pois estabelecer uma comunicação fluente é garantir a sua dignidade humana em sua mais pura e absoluta integridade e valorização. É um claro sinal de quanto Toledo tem avançado em relação à acessibilidade para surdos”, avalia o coordenador de Políticas para Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Junior Rasbolt.
FONTE:
https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/prefeitura-de-toledo/toledo-noticias/noticia/2023/11/01/central-de-libras-completa-1-ano-de-atendimentos-a-pessoa-surdagc.ghtml
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