RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Central de libras completa 1 ano de atendimentos à pessoa surda - Prefeitura de Toledo

 


A Central de Libras, de Toledo, acaba de alcançar a marca de 521 atendimentos realizados por meio da Plataforma Digital Inteligente, lançada oficialmente em 26 de setembro do ano passado.

O serviço está presente em 95% dos espaços sob gerência da Prefeitura de Toledo e facilita o acesso de pessoas surdas às políticas públicas.

Nestes locais há um QR Code que, quando lido, realiza uma ligação que é atendida no prazo máximo de 90 segundos. Do outro lado da linha, há um profissional que fará a intermediação entre cidadão e servidor tanto na língua brasileira de sinais (Libras) quanto em língua portuguesa.

Na modalidade presencial, são 19.144 minutos em 136 eventos que foram atendidos por tradutores e intérpretes de Libras, resultando em eventos e shows acessíveis a todas as pessoas. “A marca de 300 atendimentos realizados pela Plataforma Digital Inteligente da Central de Libras, um ano de funcionamento, é a mostra do quanto o serviço é essencial para quem é surdo ou ouvinte, pois estabelecer uma comunicação fluente é garantir a sua dignidade humana em sua mais pura e absoluta integridade e valorização. É um claro sinal de quanto Toledo tem avançado em relação à acessibilidade para surdos”, avalia o coordenador de Políticas para Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Junior Rasbolt.

FONTE:
https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/prefeitura-de-toledo/toledo-noticias/noticia/2023/11/01/central-de-libras-completa-1-ano-de-atendimentos-a-pessoa-surdagc.ghtml

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