RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Projeto garante intérprete de libras nos batalhões da PM em MS

 


Campo-grandenses e vereador Coronel Alírio Villasanti acreditam que inserção desses profissionais facilitam acesso a todos.

As pessoas com deficiência auditiva poderão ter o direito a um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos Batalhões da Polícia Militar e nas Delegacias de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul, caso o projeto de lei do deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) seja aprovado e sancionado.

O parlamentar acredita que os batalhões e delegacias do Estado devam ter ao menos um policial apto a atender a demanda vinda dos surdos. “Garantindo todo um suporte desde um atendimento corriqueiro até mesmo nas situações emergenciais. Isso proporciona um tratamento adequado e igualitário aos cidadãos de nosso Estado”.

Para o vereador Coronel Alírio Villasanti (PSL), que prestou serviços por décadas na Polícia Militar e não está mais na ativa, a proposta do republicano é a salutar.

“Penso que sim e damos mais dignidade a esse segmento tão preciso. Colaborando com essas pessoas que precisam ser compreendidas nessas demandas. Acho que tudo que vem a favorecer a cidadania é necessário. É mais um serviço que pode ser colocado e que vem agregar, disse o vereador.

Ele conta que quando estava na ativa não viu muitos casos de deficientes auditivos procurando batalhões, mas que sempre existe o incentivo dos comandantes para que o policial militar se qualifique. 

“Os comandantes, por iniciativa própria, acabam orientando policiais a fazerem os cursos de Libras”. Alírio disse que essas orientações de qualificação são frequentes na Polícia Militar. Ele cita que em Bonito, por exemplo, os militares são orientados a fazer o curso de inglês para atender melhor as demandas.

O projeto

O projeto de lei garante que os espaços de atendimento de segurança pública estejam aptos a atender a pessoa com deficiência auditiva. A Lei 10.436, de 24 de abril de 2002 dispõe sobre Libras e a reconhece como meio legal de comunicação e expressão das pessoas com surdez. O projeto tem como objetivo propiciar um canal efetivo de diálogo entre o usuário de serviço público e os policiais civis e militares, promovendo a inclusão social.

FONTE: https://www.topmidianews.com.br/politica/coronel-aposentado-concorda-com-pl-que-garante-interprete-de-libras/147357/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.