RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Postos de vacinação oferecem atendimento em Libras no Recife

 “É a primeira vez que isso acontece comigo.” A arquiteta Ana Beatriz Ramos, de 25 anos, se emocionou ao ser vacinada no último sábado (29) contra o novo coronavírus. Mais do que uma dose de esperança para vencer a pandemia da covid-19, ela celebrou o acolhimento que recebeu no local escolhido por ela, o que normalmente não acontece em outros tipos de atendimentos. Surda, Ana foi vacinada com a primeira dose do imunizante no drive thru do Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, e atendida desde a triagem por um intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A vacinação acessível foi instituída pela Prefeitura do Recife quando o agendamento para pessoas com deficiência foi aberto, no último dia 24 de maio.

“Nunca tive a experiência de ir a um local vacinar e ter atendimento acessível. Eu vi a divulgação sobre isso e fiquei muito feliz, porque isso é essencial para mim, enquanto surda, e para toda a comunidade surda em geral”, comemorou. “Espero que futuramente isso continue se perpetuando. Hoje vou tomar minha primeira dose bastante contente por esse atendimento”. 

Até o dia 30 de maio, 387 pessoas com deficiência auditiva haviam sido vacinadas contra a covid-19 na capital pernambucana. Dessas, 65 têm perda auditiva bilateral, 74 parcial e 165 têm perda total. Outras 83 possuem algum outro tipo de deficiência auditiva. Quanto ao grupo maior, formado por pessoas com outras deficiências, o número de vacinados já chega a 5.313.

Gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, Paulo Fernando Silva defende que assegurar o direito de pessoas surdas se vacinarem com intérpretes é essencial para a inclusão desse público. “Promover a acessibilidade comunicacional por meio dos intérpretes de Libras dispostos nos pontos de vacinação é uma iniciativa que visa assegurar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva em um serviço essencial de saúde, sobretudo, em tempos de pandemia. Dessa forma, a pessoa tem acesso às informações que têm direito no local da vacina.”

FONTE: https://defesa.com.br/postos-de-vacinacao-oferecem-atendimento-em-libras-no-recife/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.