RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 31 de março de 2021

Servidores convidados a cursarem Libras para atendimento a pessoas surdas nos órgãos do Estado

 

Para facilitar o acesso de pessoas com deficiência auditiva aos órgãos e serviços do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Administração, em parceria com a Fundação Escola de Governo ENA e com a Escola Nacional de Administração Pública -ENAP, oferece aos servidores públicos catarinenses o Curso de Introdução a Libras.

Com carga de 60 horas de duração, o curso é  gratuito e ministrado em plataforma online na modalidade EAD. A iniciativa de ofertar o curso entre os servidores é da diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da secretaria de Estado da Administração- SEA

De acordo com a gerente de Políticas e Desenvolvimento de Pessoas da SEA, Mille Anny de Albuquerque Cassol Gesser, o objetivo do curso é difundir a linguagem de Libras entre os servidores, favorecendo a acessibilidade de todos aos órgãos do Estado. “Estamos incentivando que cada órgão indique ao menos um servidor ou pessoa contratada para fazer o curso, e ter capacidade para atender de forma eficiente e especializada o cidadão que chega até os locais públicos precisando de atenção especial às suas demandas. Essa é uma política que tanto o governo federal, quanto estadual estão buscando desenvolver”

O conteúdo do curso de Introdução à Língua Brasileira de Sinais- ou curso de Libras, foi elaborado por meio do projeto de Cooperação Internacional da UNESCO e contou com o apoio do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, por meio da Lei nº 10.436/2002, que legitima as Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e obriga o poder público em geral a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação.

Para fazer o curso é muito fácil, basta acessar o link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/11 e fazer a sua inscrição.

A disponibilidade para concluir o curso é de 40 dias, com direito a certificado pelo ENAP após a conclusão de todas as atividades.

FONTE: https://www.librasol.com.br/servidores-convidados-a-cursarem-libras-para-atendimento-a-pessoas-surdas-nos-orgaos-do-estado/?fbclid=IwAR2DtpEcUZ7LCGLT3KUkwMFCmpd9edHgveys2z994MrdEmIw5N0CJdMAJS4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.