RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 15 de março de 2021

LIVRO - EPISTEMOLOGIAS DOS ESTUDOS SURDOS

 


O NCH tem orgulho em anunciar essa novidade maravilhosa que é o lançamento do livro do professor e pesquisador João Carlos Gomes -"e DOS ESTUDOS SURDOS: Língua, cultura e educação sob signo da diversidade cultural", com grande contribuição para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. O livro está disponibilizado de forma gratuita atráves do link abaixo:

http://www.nch.unir.br/.../LIVRO%20EPISTEMOLOGIA%20DOS...



O livro é resultado do projeto "Diáspostas amazônicas: língua, cultura e educação sob o signo da diversidade - Procad-Amazônia", que teve como base a WEBINAR: EPISTEMOLOGIAS DOS ESTUDOS SURDOS NOS ENTRE LUGARES DA AMAZÔNIA, organizado pelo Grupo Pesquisador em Educação Intercultural (GPEI), vinculado ao Mestrado Acadêmico em Letras (ML), Departamento de Libras (DLIBRAS), Núcleo de Ciências Humanas (NCH), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), voltado para realização de diálogos interdisciplinares voltados para as línguas de sinais e das relações interculturais da educação de surdos.

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