RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 26 de junho de 2016

Uso imprudente de fogos de artifício expõe audição a danos irreversíveis

Uso imprudente de fogos de artifício expõe audição a danos irreversíveis

fogos-das-festas-juninas 

Com a chegada das festas juninas, chega também uma tradição popular. O uso de fogos de artifício. Mesmo sendo divertidos, eles representam riscos à saúde, pois, se manuseados sem às devidas orientações técnicas, podem causar acidentes, como queimaduras e amputações, nos casos mais graves.
No entanto, outro risco frequentemente desconsiderado por quem faz uso de fogos é a chance de prejudicar a audição, devido à exposição ao alto ruído das explosões. Segundo a fonoaudióloga Vanessa Gardini, as explosões dos fogos de artifício causam um deslocamento de ar muito grande, comprometendo a audição, caso atinja os ouvidos com muita força. “Normalmente, estes barulhos ultrapassam facilmente os 140db (decibéis), sendo que o nível máximo recomendado de exposição sonora é de 85db”, detalha.
A exposição a ruídos elevados, como o dos fogos, pode causar uma série de danos aos ouvidos. “Barulhos muito altos, acima de 140db, podem romper os tímpanos, causar perda auditiva temporária ou permanente, além de zumbido”, alerta a especialista.
Quem sofreu com perda de audição devido a explosões foi Edson Gonçalves, comerciante de Sorocaba (SP). “Quando era mais novo, um amigo estourou um rojão do meu lado direito. Na hora, senti muita dor e o ouvido abafado. Desde então, nunca mais ouvi bem com o ouvido direito. Fui ao médico e, após a audiometria, ele detectou perda auditiva severa no ouvido direito. Para voltar a ouvir melhor, só com aparelho auditivo”, conta.
Os sintomas mais comuns de que a audição foi prejudicada pelas explosões é a sensação de ouvido entupido e dores ou dificuldades para escutar. “Caso a pessoa sinta algum destes sinais, o ideal é buscar assistência médica especializada, imediatamente, lembrando que o melhor a fazer é evitar o problema”, recomenda a fonoaudióloga.
Para prevenir problemas auditivos com fogos de artifício o ideal é seguir as orientações:
  • Manter distância segura do lançamento dos fogos. Quanto mais longe estiver, menor serão os impactos da onda de choque causada pela explosão;
  • Utilizar protetores auriculares, uma vez que a utilização de proteção para os ouvidos abafa os sons, diminuindo a intensidade com que o barulho atinge o sistema auditivo.
http://deficienciaauditiva.com.br/uso-imprudente-de-fogos-de-artificio-expoe-audicao-danos-irreversiveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.