RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Receita implanta sistema de atendimento a pessoas com deficiência auditiva em SP

A Receita Federal lança, na quinta-feira (25/2), sistema especial de atendimento a pessoas com deficiência auditiva. A novidade será implantada em todas as Unidades de atendimento da Receita Federal no estado de São Paulo.
O sistema adotado é o Viável, uma espécie de tablet equipado com um aplicativo de videofone, que possibilita a comunicação visual na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O equipamento serve como intermediário entre o servidor da Receita Federal e o contribuinte com deficiência auditiva. 
A tradução é feita à distância por um intérprete de Libras. O que o atendente da Receita Federal fala é traduzido pelo intérprete para a língua de sinais. Os gestos do contribuinte são traduzidos para a linguagem falada.Ao adotar o sistema, a Receita Federal busca tornar o atendimento pessoal um serviço acessível ao contribuinte com deficiência auditiva, sem que ele precise levar um acompanhante para obter informações.
De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,7 milhões de brasileiros têm alguma dificuldade de audição, número que representa cerca de 5% da população do País. Nesse percentual estão incluídas 344 mil pessoas que não conseguem ouvir de modo algum. No estado de São Paulo, o número de pessoas com alguma dificuldade de audição é de 1,8 milhão. Entre elas há 90 mil pessoas que não conseguem ouvir de modo algum. 
A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) estima que 586 mil pessoas comunicam-se utilizando Libras em São Paulo.A Receita Federal entende que um importante passo foi dado para a concretização do objetivo maior que é prestar atendimento de qualidade a quem necessitar, e assim continuará empreendendo os esforços necessários para que as pessoas com deficiência possam ter, com total independência, acesso a tudo que esta Instituição disponibiliza.

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/02/24/receita-implanta-sistema-de-atendimento-a-pessoas-com-deficiencia-auditiva-em-sp/?from_rss=None

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.