RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Missa em língua de sinais?


Missa Pastoral do Surdo / Facebook Pastoral do Surdo Santander
MADRI, 27 Jan. 16 / 12:30 pm (ACI).- Pe. Sergio Buiza, diretor nacional da Pastoral do Surdo da Conferência Episcopal Espanhola, costuma celebrar Missa em língua de sinais na Catedral do Senhor Santiago em Bilbao (Espanha). Segundo explica à Europa Press, seu objetivo é “levar o Evangelho ao maior número de pessoas”, especialmente aos cegos e surdos.
Na Espanha, existe aproximadamente um milhão de pessoas afetadas por distintos níveis de surdez. Entre elas, 1.250 participam da Missa em língua de sinais a cada semana em alguma das 24 igrejas onde é celebrada a Eucaristia.
A Igreja trabalha com pessoas surdas há mais de 50 anos, mas este trabalho está sendo mais coordenado a partir da década de 90, quando a Pastoral do Surdo começou a fazer parte do organograma da Conferência Episcopal.
Aproximadamente 173 pessoas se dedicam à pastoral do surdo na Espanha: 140 leigos, dos quais 40 são surdos, 9 consagrados, dos quais 2 são surdos; 3 seminaristas e 21 sacerdotes, dos quais 3 são surdos.
Nas 24 paróquias onde é realizada esta pastoral, são oferecidos todos os serviços: Missas, catequeses, grupos bíblicos, celebração de matrimônios ou confissões. Entretanto o Pe. Buiza explica que o principal problema é a dispersão, pois normalmente existe apenas uma paróquia em cada diocese e nem todas as pessoas surdas vivem perto desta Igreja.
“Existem pessoas que fazem longos trajetos. Em minha diocese, celebramos a Eucaristia na Catedral todos os sábados à tarde e as pessoas vêm de diferentes lugares de trem e de ônibus”, aponta este sacerdote de Bilbao.
A Conferência Episcopal, em dezembro do ano passado, anunciou que, com a ajuda da Fundação ONCE, instalariam em 12 igrejas de todo o país os aparelhos magnéticos a fim de que as pessoas com deficiência auditiva pudessem acompanhar a Missa. Os aparelhos magnéticos são um sistema de som que transforma o áudio em um campo magnético que captam os aparelhos de audição. Entretanto, estes aparelhos não servirão às pessoas surdas, apenas ajudará aquelas com problemas de audição.

http://www.acidigital.com/noticias/missa-em-lingua-de-sinais-toda-semana-21-sacerdotes-espanhois-a-celebram-48663/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.