RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Central de libras é inaugurada em Juiz de Fora - MG

A central de libras foi inaugurada nesta segunda-feira (22), em Juiz de Fora. A iniciativa disponibiliza dois intérpretes da língua brasileira de sinais para ajudar pessoas que têm dificuldade de comunicação. Os profissionais ficam à disposição e podem acompanhar os deficientes auditivos em atividades do dia a dia. A Central fica na Rua São Sebastião, nº 750, no Centro, e é a terceira a ser criada em Minas Gerais, depois de Belo Horizonte e Uberlândia.
Uma lei de 2002 trata das formas de acesso e comunicação das pessoas surdas e estabelece, entre outras, a criação das centrais de libras ou de estruturas semelhantes. A inclusão da pessoa com deficiência prevê o acesso aos serviços públicos.
O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, explicou os benefícios da central de libras. "O grande ganho dessa central é que ela vai permitir que seja feito um agendamento por telefone ou pela internet e, a partir daí, essa família será atendida de acordo com a sua necessidade", afirmou.
Para a chefe do departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Thaís Altomar, a central vai facilitar a comunicação, que é um direito de todos. "É uma garantia de informação da pessoa surda encontrar nos serviços públicos um atendimento de qualidade através de uma comunicação acessível", contou.
A dona de casa Fabiana Caetano tenta superar esse desafio aos poucos. Ela perdeu a audição quando era criança e há um ano e meio se casou com um deficiente auditivo. O casal relatou que tem dificuldade para ter acesso a alguns serviços, inclusive os públicos, como atendimento médico, em lojas e mercados.
O novo desafio da vida da Fabiana foi a maternidade. Ela teve filho há sete meses. Os médicos fizeram os exames e ele também nasceu com a audição comprometida. A família torce para que quando ele começar a ir à escola, as políticas públicas estejam mais acesíveis.

http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/02/central-de-libras-e-inaugurada-em-juiz-de-fora.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.