RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Escola inclui ensino da língua de sinais e vira referência em São José


Unidade é a única a incluir libras nas aulas na rede municipal da cidade. Local atende 19 alunos com algum grau de surdez.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
Uma escola encontrou uma alternativa para incluir os alunos com deficiência auditiva dentro de sala de aula: ensinar uma a língua de sinais junto com as matérias convencionais. A escola municipal Maria Aparecida Ronconi, no Jardim Jussara, é a única que faz esse tipo de trabalho na rede municipal de São José dos Campos.
A rotina em sala de aula é diferente, enquanto o professor passa o conteúdo das matérias, um pedagogo traduz o que está sendo dito em libras, a Língua Brasileira de Sinais. "A maioria das nossa professores convivem na comunidade surda, o que dá a elas uma fluência um pouco maior dentro da língua de sinais", disse a professora Patrícia Fonseca.

A escola é a única bilíngue na rede municipal da cidade e atende 19 alunos com algum grau de surdez.
O estudante Ricardo é um deles, ele está na 1ª série e a mãe já percebeu os resultados desse novo método. "Ele é outro, mudou tudo. Em menos de um mês na escola ele já aprendeu a fazer o nome dele em libras. Fiquei surpresa em casa quando ele chegou mostrando para a gente. Para mim a escola está sendo fundamental", afirmou Delma Alencar.
O metódo também está ajudando a comunicação em casa. Os pais dos alunos também aprendem a se comunicar em libras. Esse é o caso da mãe do Francisco. "Se ele quisesse ir em um lugar... Ele não sabia diferenciar data de mês, tudo do dia a dia era muito difícil, mas agora está tudo sob controle, disse Roseane Alves.
Na escola, os alunos também aprendem que não é preciso falar para mostrar o que sentem. Em um teatro, cada gesto e cada expressão dizem muito, e não apenas para eles. "Desde o início, a criança tendo contato com essa diversidade, cresce um adulto melhor, um adulto acolhedor. Um adulto que respeita as diferenças, acolhe as diferenças e assume o papel de crescer dentro da mesma sociedade", afirmou a professora.

 http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/09/escola-inclui-lingua-de-sinais-na-grade-disciplinar-e-vira-referencia-em-s-jose.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.