RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Oficialização de libras é comemorada por centro de apoio a deficientes

Apresentações de relatos de experiências, oficinas e o lançamento do projeto “Libras na Mão” marcaram, nesta terça-feira (24), a programação comemorativa aos 10 anos de oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovida pelo Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez (CAS), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Durante a programação comemorativa, o CAS lançou o projeto Libras na Mão, que prevê a realização de cursos rápidos de Libras em escolas, que agora também serão oferecidos em parcerias com Secretarias de Estado.
“É muito importante que mais pessoas aprendam Libras. A comunidade surda também precisa avançar em conhecimentos e novas oportunidades profissionais como entrar numa universidade, para alcançar uma vida melhor”, ressaltou o secretário do CAS, Cláudio Jorge de Oliveira.
Realizada na Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Educação (Seduc), no bairro Monte Castelo, a programação alusiva aos 10 anos de oficialização da Libra contou com a participação de gestores, professores, estudantes e profissionais que atuam com a pessoa surda.
Para a Supervisora de Educação Especial da Seduc, Maria do Perpétuo do Socorro Castelo Branco, trata-se de uma data comemorativa e também marca a luta pelo direito das pessoas surdas. “Em uma dessas lutas pelo direito do surdo, o Maranhão está à frente de muitos estados quando realizou concurso específico para instrutor e intérprete de libras. Hoje são mais de 100 intérpretes efetivos da rede estadual de ensino”, destacou.
“Esse é um momento ímpar para a educação dos surdos. Uma década de oficialização da Libras, língua da comunidade surda, que precisa ser mais ainda difundida em outras instituições para que tanto surdos como profissionais das mais diversas áreas e a sociedade em geral tenham acesso às variadas informações”, salientou a gestora-geral do CAS, Irene Cabral.
Fundado há nove anos, o CAS oferta cursos de Libras para surdos e ouvintes e apoio pedagógico especializado às 24 escolas de São Luís que têm alunos surdos. Além disso, realiza formação continuada para professores instrutores e intérpretes de Libras.
Instituída pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, a Libras é a forma de comunicação, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.