RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mitos sobre LIBRAS



Mitos sobre LIBRAS

Apresento os 6 mitos sobre LIBRAS e as línguas de sinais, segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 31-37). Quero abrir seus olhos e conhecer as verdades sobre isso.

1- MITO: "A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos."
VERDADE: Não é só entender sinais como gestos, os sinais são palavras, apenas não são sonoras. A produção de língua de sinais acontece igual a produção da língua falada. Os sinais das línguas de sinais podem expressar idéias abstratas, emoções, pensamentos e opiniões.
.
2- MITO: "Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas."
VERDADE: É mentira, pois as várias línguas de sinais são diferentes umas das outras, por exemplo, nos EUA é ASl; na Inglaterra é BSL; no Portugal é LGP; e aqui no Brasil é LIBRAS. É igual as línguas faladas, por exemplo, inglês - japonês - francês. Se pensa que dá todas as pessoas surdas comunicar em uma língua universal, por que os ouvintes não pensam que podem ter uma língua universal se falam com boca e voz?
.
3- MITO: "Haveria uma falha na organização gramatical da língua de sinais que seria derivada das línguas de sinais, sendo um pidgin sem estrutura própria, subordinado e inferior às línguas orais."
VERDADE: Primeiro lugar, as línguas de sinais são LÍNGUAS. Segundo lugar, as línguas de sinais independem das línguas faladas. Um exemplo bem claro: A língua de sinais portuguesa é de origem inglesa e a língua de sinais brasileira é de origem francesa, é mesmo a língua falada de português nos países Portugal e Brasil. Como nas línguas faladas, existem alguns empréstimos lingüísticos. As línguas de sinais apresentam o mesmo estatuo lingüístico identificado nas línguas faladas.
.
4- MITO: "A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e lingüisticamente inferior ao sistema de comunicação oral."
VERDADE: As línguas de sinais podem ser utilizadas para várias funções identificadas na produção das línguas humanas. Pode usar a língua de sinais para produzir um poema, uma estória, um conto, uma informação, um argumento. Pode opinar, criticar, aconselhar e outras possibilidades. A língua de sinais não é inferior a nenhuma outra língua e é reconhecida como qualquer outra língua.

5- MITO: "As línguas de sinais derivariam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes."
VERDADE: As pessoas pensam que é fácil aprender as línguas de sinais por causa de gestos. Não é verdade, as línguas de sinais são difíceis de aprender como outras línguas. É preciso dedicação muito para aprender uma língua de sinais, mas com esse mito, as pessoas pensam que sabem a língua de sinais por causa de usar alguns gestos e sinais que aprenderam na aula de língua de sinais. A comunicação de língua de sinais tem a parte de assuntos mais abstratos. Vai precisar da língua de sinais para comunicar as idéias abstratas.
.
6- MITO: "As línguas de sinais, por serem organizaadas espacialmente, estariam representadas n hemisfério direito do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsável pelo processamento de informação espacial, enquanto que o esquerdo, pela linguagem."
VERDADE: As pesquisas com surdos apresentando lesões em um dos hemisférios apresentam que as línguas de sinais são processadas lingüisticamente no hemisfério esquerdo da mesma forma que as línguas faladas. Existe uma diferença que o hemisfério esquerdo é responsável pelas informações lingüísticas e o hemisfério direito é responsável pela informações espaciais e visuais. Conclui que a língua de sinais é um sistema, que faz parte da linguagem humana, processado no hemísferio esquerdo e no hemisfério direito.

Fonte:
http://germanodutrajr.blogspot.com.br/2009/06/mitos-sobre-libras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.