RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 8 de abril de 2012

Novas pesquisas.



A pesquisadora e professora Edi Lúcia Sartorato, do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp (CBMEG), é um bom exemplo de como as pesquisas podem beneficiar diretamente a população. Ela desenvolveu um método de diagnosticar a surdez genética em bebês recém-nascidos usando um pedaço de papel com uma gota de sangue, dos quais é feito em teste de DNA. “Pode ser usada a mesma amostra para fazer o Teste do Pezinho, que e obrigatório por lei”, conta.

Sua pesquisa ganhou o Prêmio Governador do Estado em 2001. O pedido de patente para esta tecnologia foi depositado no Inpi e um laboratório do Rio de Janeiro comercializa o teste desde 2004.

Ela conta que o teste é importante porque a criança pode nascer ouvindo, mas terá surdez progressiva e ficará surda. A média de idade da detecção da surdez no Brasil é 2 anos e meio. “É essencial a identificação precoce".

O recomendado é que haja intervenção até três meses de idade. É preciso colocar aparelho para que a criança tenha ao menos uma audição residual ou iniciar a reabilitação por linguagem de sinais, estimulação é essencial para garantir desenvolvimento normal da criança”, explica. A pesquisadora explica que vários genes causam surdez, mas um determinado gene causa um problema específico. “A mutação é muito frequente”, diz. Edi acrescenta que 50% dos casos de surdez são genéticos e o restante é provocado por fatores ambientais, como complicações provocadas pela rubéola e meningite. Ela acrescenta que o teste da orelhinha, obrigatório por lei, não é o suficiente para aferir a qualidade da audição do recém-nascido, já que o problema pode se desenvolver com o tempo.

FONTE:
http://cursolibrasnet.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.