RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 24 de março de 2025

TV Apada lança programas em Libras protagonizados por pessoas surdas

 


Conteúdo online e gratuito, produzido no Distrito Federal, traz entrevistas inéditas, debates e curtas-metragem apresentados na Língua Brasileira de Sinais

"Nada sobre nós, sem nós". Inspirada neste lema pelos direitos das pessoas com deficiência, é lançada a TV Apada. O projeto dedica-se à produção de entrevistas e programas audiovisuais protagonizados por pessoas com surdez e deficiência auditiva atuantes na cena cultural do DF e Entorno. Até maio, serão disponibilizados 72 vídeos apresentados em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O conteúdo também possui acessibilidade por meio de legenda em português, closed caption, audiodescrição e interpretação versão-voz, técnica onde a Libras é traduzida para as pessoas ouvintes.

Idealizada pela Associação de Pais e Amigos dos Surdos do Distrito Federal (Apada-DF), a TV Apada reivindica o reconhecimento da Libras enquanto elemento cultural. As entrevistas do canal são realizadas pelas apresentadoras surdas Núbia Laismann e Andreia Ferreira e trazem a presença de artistas como a grafiteira Santa Surda, o artista plástico Marcos Anthony, integrantes da banda Surdodum, o dançarino Diego Portela, dentre outros. A programação também inclui debates sobre direitos, poesia, contação de histórias e curtas-metragem. O conteúdo já lançado pode ser acessado gratuitamente no Youtube e no site www.tvapada.com.br

Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), a TV Apada conta com o apoio da Teus Sinais - Produção de Acessibilidade Cultural, Estúdio Formiguero e Nomade Vídeo Arte. O projeto toma como base o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão - LBI, legislações onde a deficiência é apontada como a combinação entre alguma limitação (física, mental, intelectual ou sensorial) do indivíduo, as barreiras impostas pela sociedade que impedem a sua participação social e o exercício de direitos em igualdade de condições. 

"Buscamos dar visibilidade e protagonismo aos artistas e técnicos PcDs e aos projetos que tenham a acessibilidade e a inclusão como propósito no cenário cultural. A ideia é estabelecer igualdade de condições no campo da cultura e inspirar outros projetos a fazerem o mesmo, uma vez que a aplicação de ações de incentivo ainda são insuficientes", afirma William Tomaz, diretor de acessibilidade. 

Inspirações 

O projeto-piloto da TV Apada surgiu de forma independente em 2014, a partir de conteúdos audiovisuais produzidos pela professora surda Rejane Louredo e pelo intérprete de Libras Marcos de Brito. O canal também é um desdobramento do Surdo Cinema, iniciativa idealizada por William Tomaz e lançada em 2017 com o objetivo de capacitar pessoas surdas usuárias de Libras no universo do audiovisual. A partir da captação de recursos via políticas de incentivo, as organizações realizadoras da TV Apada buscam dar continuidade à valorização da comunidade artística surda do DF e Entorno, contribuindo para a formação de plateia, a democratização do acesso à cultura e a difusão do audiovisual em Libras.

Apada-DF: 50 anos de luta e história

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos do Distrito Federal (Apada-DF) foi fundada em 1975. Seus 50 anos de história são marcados por uma profunda ligação com a luta por direitos das pessoas surdas/DA em Brasília e no Brasil. A instituição foi criada por familiares e outras pessoas envolvidas na causa, em uma época onde as leis de inclusão das pessoas com deficiência eram incipientes, com o objetivo de levar informação aos que vivem cercados por barreiras comunicacionais impostas pela sociedade. Focada na valorização cultural da Língua Brasileira de Sinais - Libras e na inclusão da comunidade surda nos diversos segmentos artísticos, a associação é hoje reconhecida como Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Atualmente, a Apada-DF está sediada no Edifício Venâncio II, no Conic.

SERVIÇO
TV Apada - Audiovisual em Libras

Site: www.tvapada.com.br 

Canal no Youtube: www.youtube.com/@apadadf 

Instagram: https://www.instagram.com/tvapada/ 

FONTE:

https://visitebrasilia.com.br/noticias/tv-apada-lanca-programas-em-libras-protagonizados-por-pessoas-surdas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.