RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Mãe é ouvinte, pai é surdo e a filha que vai crescer sabendo Libras


Algumas semanas atrás, a família comoveu as redes sociais com um vídeo que mostra Bruno se surpreendendo ao ‘sentir’ as cordas vocais da filha. O momento emocionou Roberta, que foi às lágrimas.

“Antes do vídeo, eu falei pra ela: ‘Vou sentir como a Ester ri, coloquei a mão próximo às cordas vocais e me surpreendi. Quando estou bem pertinho dela eu consigo ouvir um pouco, mas eu queria sentir. Daí percebi que a Roberta começou a chorar, mas não tinha entendido”, contou o papai coruja, que mora em Araucária (PR), em entrevista ao Razões.

“Eu antes me via como pai e pensava que não importava se fosse surdo ou ouvinte, não teria problema, mas que desse para se comunicar e que eu me sentiria feliz. Hoje me vejo muito feliz com o jeito dela, com as expressões da Ester. Eu sou um pai muito feliz com a minha filha”, completou.

Bruno e Roberta sabem que quando a filha estiver maior, saberá naturalmente se comunicar com o pai através de expressões e através de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – que a criança já aprende desde pequena.

Construção da família

A mãe de Ester conta que quando conheceu o esposo, não sabia Libras. No entanto, Bruno sabia fazer leitura labial, o que facilitava bastante a comunicação.

No primeiro encontro, ele a chamou para passear, e o papo fluiu. “A gente se virava na comunicação”, lembra Roberta. Aos poucos, o relacionamento foi engatinhando até eles engatarem o namoro e se casarem.

“Para ele saber se aconteceu alguma coisa comigo no andar de cima ou saber se a Ester está chorando, adaptamos nossa casa”, disse a mãe, que conta com a ajuda da Alexa, que, por comando de voz, ativa as luzes de LED espalhadas pela casa.

Pela cor, Bruno sabe do que se trata: sinal de socorro, alguém batendo na porta de casa ou apenas Roberta o chamando. Incrível, né? 
😍

“Eu sinto que minha família representa união e viver sempre em harmonia, sempre pensando em incluir uns aos outros, inclusive nossos animais, como a Moana, que também é surda, e o Bidu, que tem heterocromia (olhos com cores diferentes)”, disse Roberta.

“Também lembro do meu sobrinho, que tem lábio leporino e fenda palatal. Então família pra mim é isso: união, diversidade e inclusão. E no caso, nós 3 – eu, minha filha e meu marido, é o meu porto seguro”, completou.

História linda de uma família maravilhosa!!!

FONTE: https://www.librasol.com.br/mae-e-ouvinte-pai-e-surdo-e-a-filha-que-vai-crescer-sabendo-libras/?fbclid=IwAR1vchapRLLI2PWI5tVJUTZIFG64q3gdnIrO1VmJjhZavLXcBdNJGUVmUug


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.