RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Conheça a história do acreano que tatuou ‘ouvido biônico’ em apoio à filha que era surda

 


“A reação dela ao ouvir minha voz pela primeira vez foi emocionante”. É assim que relata o professor Marivaldo de Paula, de 39 anos, pai de Ana Cristina, que nasceu surda, mas teve sua realidade mudada em 2014, quando tinha cinco anos de idade, por meio de um implante coclear, conhecido popularmente como ouvido biônico, que permitiu que a criança pudesse enfim ouvir os sons.
Marivaldo conta que percebeu que a filha não ouvia quando ela tinha cerca de dois anos e meio e começou uma batalha para encontrar uma solução para o problema. Foi quando ele descobriu a existência do implante coclear.
“Eu tive contato com essa tecnologia e conheci como ‘ouvido biônico’.  Um amigo meu, surdo, que mora em São Paulo e tem o implante, me ligou e eu não acreditei que ele podia me ouvir perfeitamente e falar comigo usando essa tecnologia. Fiquei encantado e foi aí que iniciei uma verdadeira corrida em busca dessa tecnologia”, explica.

Não foi fácil e nem rápido. “Eu inscrevi ela numa lista de espera em um hospital de Campinas (SP) e, quando ela finalmente foi chamada, eu fiz rifas e muita coisa para que conseguíssemos ir para lá. Mas teve o preconceito, as pessoas diziam que eu ia mutilar a minha filha colocando o implante, mas tudo o que fiz foi para que ela pudesse ouvir. Foram muitas viagens, exames e noites sem dormir que valeram a penas no final”, conta Marivaldo.

Já faz mais de 8 anos do implante, mas o pai afirma que até hoje se emociona com a reação de Ana, que hoje já tem 13 anos, ao ouvi-lo pela primeira vez. Para provar o seu amor, ele decidiu homenagear a pequena, mas mais do que isso, quis mostrar que ela não estava, e jamais vai estar só. Ele tatuou na cabeça, acima do ouvido esquerdo um implante coclear, igual ao da filha.

“A ideia da tatuagem foi para que ela não se sentisse estranha, porque poucas crianças utilizam essa tecnologia, que não é tão acessível, mas que garças a Deus deu à minha filha a possibilidade de ouvir. Hoje ela interage e brinca com todas as crianças, surdas ou não. A experiência de vê-la ouvir foi a coisa mais gratificante da vida e eu vou sempre lutar por ela, eu sou o maior incentivador dela”.

Além de Ana,  Marivaldo tem outros dois filhos e a cada Dia dos Pais se diz mais realizado com a paternidade.
“Eu não tive pai, e sempre tive o sonho de ter um filho e hoje tenho três e me sinto extremamente realizado por conseguir ter eles comigo, educá-los e prepará-los para a vida”, afirma.
O implante coclear, popularmente conhecido como ouvido biônico, é um dispositivo implantável de alta complexidade tecnológica, que é utilizado para restaurar a função da audição nos pacientes portadores de deficiência auditiva profunda que não se beneficiam do uso de aparelhos auditivos convencionais.

FONTE: https://contilnetnoticias.com.br/2022/08/conheca-a-historia-do-acreano-que-tatuou-ouvido-bionico-em-apoio-a-filha-que-era-surda/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.