RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 4 de julho de 2021

União de casal em Santos é exemplo de inclusão e oportunidade

 


Dizer que o amor muda a vida de uma pessoa é comum. Mas poucas vezes esse sentimento transformou tanto a vida de um casal como Hudson Benegas e Natalia Carla, ambos com 26 anos. Eles namoram desde o primeiro dia de 2015 e há dois anos moram juntos, no bairro do Macuco.

A particularidade, nesse caso, é o fato de que Natalia se comunica em Libras, porque ficou surda com um ano de idade ao contrair meningite. Para conseguir conversar com ela pessoalmente, Hudson teve que aprender a Língua Brasileira de Sinais, conhecimento que acabou lhe garantindo uma nova profissão. Atualmente, ele é intérprete de Libras da Câmara Municipal e da Central de Libras na Prefeitura de Santos. “Foi uma transformação na minha vida. Antes, queria sair, me divertir e não pensava sequer numa profissão para seguir. Depois de conhecê-la, passei a sonhar em construir uma família, aprendi Libras e encontrei uma profissão que me agrada. Não imagino como seria minha vida sem ela”, reflete.

Natalia lembra que foi através do Facebook que eles se conheceram, ainda em 2013: “Eu curti uma foto de um amigo em comum em que que ele estava também. Depois disso começamos a conversar por mensagens de texto, ainda como amigos. O namoro foi só no réveillon de 2015”, conta. “Durante as conversas eu tinha receio de contar que era surda. Ficamos meses conversando pelas redes sociais e eu guardava esse segredo”. Hudson lembra que ficou preocupado quando Natalia contou que tinha um segredo, mas, na sequência, ficou aliviado ao descobrir que se travava da surdez. “Fiquei aliviado, pensei que fosse algo mais sério. A língua não é uma barreira. Se ela só falasse russo, eu iria aprender russo também”.

A história inspiradora serve também para ampliar o conhecimento das pessoas sobre a maneira adequada de falar sobre os surdos e as pessoas com deficiência de uma maneira geral. “Cada vez mais as pessoas estão entendendo sobre Libras, isso é importante porque ainda existe um certo preconceito”, salientou Natalia.

CENTRAL DE LIBRAS
A Central de Libras de Santos presta atendimento sobre os serviços municipais a pessoas surdas via WhatsApp pelo número (13) 99155-2377. Por meio de videochamadas, também esclarece dúvidas a respeito da covid-19. No Instagram podem ser encontradas informações no @centraldelibrassantos. O serviço é viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condefi). Os agendamentos também podem ser realizados pelo e-mail centraldelibras@santos.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.