RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 2 de julho de 2021

UFT abre vagas para o curso de Letras-Libras com seleção por meio de currículo e entrevista

 


Curso é ofertado no campus de Porto Nacional. Processo selecionará 30 pessoas, sendo que metade das vagas será destinada a surdos, para promover o acesso dessa comunidade ao ensino superior.

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu processo seletivo para o curso de Letras, com habilitação em Libras, no campus de Porto Nacional. Conforme a instituição, a seleção será feita por meio da análise curricular e entrevista.

Ao todo, são oferecidas 30 vagas, sendo que a metade é destinada a estudantes surdos, com o objetivo de promover o acesso desta comunidade ao ensino superior. A inscrição será gratuita para todos os candidatos. Veja aqui o edital.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve se inscrever no período de 1º a 15 de julho, no site da Copese e apresentar a documentação exigida no edital.

A seleção se dará em duas etapas. A primeira é a análise curricular, que será feita por meio de avaliação do histórico escolar do ensino médio do candidato. Para isso, a banca considerará as notas do terceiro ano do ensino médio, nas seguintes disciplinas: língua portuguesa, matemática, biologia, física, química, história e geografia.

A entrevista, de caráter eliminatório e classificatório, será feita somente aos candidatos classificados na primeira etapa. Ela será realizada e gravada pelo Google Meet ou pelo Zoom com duração de até 15 minutos. O candidato será entrevistado por uma banca examinadora composta por dois ou três professores do curso.

Segundo a UFT, o curso é importante para capacitar os professores no ensino e disseminação da língua brasileira de sinais e também da língua portuguesa, promovendo a inclusão da pessoa com deficiência e capacitando os demais alunos.

Quando formado, o profissional pode trabalhar com magistério na educação básica e no ensino superior; desenvolvendo projetos em ONGs, empresas públicas e privadas; na produção de materiais didáticos; entre outras possibilidades.

Para se ter uma ideia da demanda na área, o Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação das cinco maiores cidades do Tocantins mencionam a criação de escolas bilíngues como meta, aponta a instituição.

“A demanda legal para o ensino da Libras em escolas é imensa e crescente, pois quanto mais espaço o surdo ocupa na sociedade, maior a necessidade de circulação da Libras. Isso requer, cada vez mais, professores de Libras nos mais diferentes espaços, disseminando o conhecimento da cultura surda, assumindo postos de trabalhos no estado e municípios e criando metodologias para diminuir a diferença entre surdos e ouvintes”, afirma o professor do curso de Letras-Libras da UFT, Bruno Gonçalves Carneiro.


FONTE: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2021/06/28/uft-abre-vagas-para-o-curso-de-letras-libras-com-selecao-por-meio-de-curriculo-e-entrevista.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.