RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

XI Ciclo de debates e mostra de trabalhos sobre Educação Inclusiva e necessidades educacionais especiais. 09 à 11/09/14. BH / MG

DIA 09/09/14.

 Primeiro dia.

Matutino.

Credenciamento.

Vespertino.

"Panorama da pesquisa acerca da política de Educação Especial do Brasil: o Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes - Coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEE / UFSCar.






Noturno.

Durante apresentação do pôster.







 Encontrei Lina do Dialogos Inclusãoufmg, também apresentando pôster no XI Ciclo de debates e mostra de trabalhos sobre Educação Inclusiva e necessidades especiais. UFMG


 DIA 10/09/14

 Segundo dia matutino. 

 Oficina de Libras: Percurso histórico sobre a escolarização dos surdos; fundamentos da linguagem de sinais; datilologia; Cultura Surda; a escrita produzida por pessoas surdas. Profa Luciana Aparecida Guimarães de Freitas. CAS - BH.




 Segundo dia vespertino. 

"Educação bilingue para inclusão escolar." Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - PPGEE - UFSCar.



  "Alfabetização e letramento de crianças com deficiência na Educação Infantil". Profa. Me. Kátia Regina da Silva - UNIFESSPA / PA.



 "Tecnologias Assistivas para Inclusão Escolar". Prof. Dr. Teófilo Alves Galvão Filho - UFRB - GEINE / PPGE - UFBA

 
 Finalizando as palestras do segundo dia no vespertino.






 Segundo dia. Noturno. 

"Alfabetização e letramento do aluno surdo numa proposta bilingue: uma análise da provinha Brasil". Profa Luciana Aparecida Guimarães de Freitas. CAS - BH.





DIA 11/09/14


Terceiro dia. Matutino.

 "A educação profissional para inclusão no trabalho." Profa Dra. Izaura Maria Andrade. FaE / UFMG.

  
  " A construção de práticas pedagógicas para a inclusão escolar". Profa Dra. Sônia Maria Rodrigues - FaE / UEMG.


  
 " A teoria como subsídio para a prática educativa". Profa Dra. Regina Célia Passos Ribeiro de Campos - DECAE - GEINE / FaE / UFMG.


  Tradutor Intérprete de Libras - Fernando. CEDECOM / UFMG.



 Terceiro dia. Vespertino. 

 "Educação Especial e avaliação de aprendizagem na escola regular". Prof. Dr. Paulo Ricardo Ross - DEPLAE / UFPR.


Profa. Me. Júlia Fernanda Pereira - PUC - MG. GEINE / FAE/UFMG. Coordenadora da Mesa Redonda: Política, Teoria e Prática da Educação Especial no Brasil.



Momentos finais do evento.



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