RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Número Especial 2/2014: Dossiê - Educação Bilíngue para Surdos: políticas e práticas

 

Sumário

Número Especial 2 (2014): Dossiê - Educação Bilíngue para Surdos: políticas e práticas

Editorial PDF
Marcus Levy Bencostta
Apresentação PDF
Sueli Fernandes
História cultural dos surdos: desafio contemporâneo PDF
Gladis Perlin, Karin Strobel
35 anos de Educação Bilíngue de surdos – e então? PDF
Kristina Svartholm
35 years of Bilingual Deaf Education – and then? PDF
Kristina Svartholm
Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro PDF
Sueli Fernandes, Laura Cerreta Moreira
Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro PDF
Ana Regina Campello, Patrícia Luiza Ferreira Rezende
Humor na literatura surda PDF
Lodenir Becker Karnopp, Carolina Hessel Silveira
Por que precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue PDF
Rachel Sutton-Spence
Why we need signed poetry in bilingual education PDF
Rachel Sutton-Spence
Atribuição de significado à escrita, por crianças surdas usuárias de língua de sinais PDF
Tânia dos Santos Alvarez da Silva, Maria Augusta Bolsanello
O ensino de português como segunda língua para surdos: princípios teóricos e metodológicos PDF
Maria Cristina da Cunha Pereira
Movimentos surdos e os fundamentos e metas da escola bilíngue de surdos: contribuições ao debate institucional PDF
Sandra Patrícia de Faria do Nascimento, Messias Ramos Costa

Resenhas

OPEN Your Eyes: Deaf Studies Talking PDF
Cayley Guimarães


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Educar em Revista - ISSN: 0104-4060
SER UFPR - Sistema Eletrônico de Revistas da Universidade Federal do Paraná
 

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