RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

São Carlos sediará Fórum Internacional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla

São Carlos sediará Fórum Internacional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla

 

 

09.10.2013, Planeta Universitário

Durante a Semana Nacional da Surdocegueira, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o V Fórum Internacional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla. Como parte da programação ocorrem também o VII Encontro Nacional de Familiares de Pessoas com Surdocegueira e com Deficiência Múltipla e o VIII Encontro Nacional de Pessoas com Surdocegueira.
O Fórum, que tem como foco os estudos mais recentes sobre esses tipos de deficiência, conta com a participação de pesquisadores da Noruega, Escócia, Canadá, Estados Unidos e também do Brasil. Destinado a acadêmicos, profissionais, familiares e pessoas que se interessem pelos temas, o programa do evento apresenta conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos.

Além da inclusão, outros assuntos serão abordados, como a Síndrome de Charge e Cognição e Linguagem na pessoa com deficiência. Haverá também uma conferência sobre inserção social, atividades ao ar livre na comunidade e a arte na educação de jovens e adultos deficientes. A programação ainda conta com mesas-redondas sobre redes de serviços, nacionais e internacionais, para apoio as pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla. Minicursos sobre interpretação, co-docência na educação da pessoa com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial e comunicação tátil também compõem as atividades do Fórum.

No VII Encontro Nacional de Familiares de Pessoas com Surdocegueira e com Deficiência Múltipla serão discutidas a importância da família na educação dessas pessoas. Serão abordadas a transição para a vida adulta, a participação em equipes colaborativas e o empoderamento das famílias para tomada de decisões. Já no VIII Encontro Nacional de Pessoas com Surdocegueira, a atuação nos Conselhos Municipais e Estaduais de Direitos das Pessoas com Deficiência estará em pauta, assim como a identidade e a autogestão das pessoas com surdocegueira e as suas necessidades na Universidade.

Os interessados em apresentar trabalhos no Fórum podem enviar seus resumos até 10 de outubro, próxima quinta-feira, pelo email vforuminte@grupobrasil.org.br. Os projetos deverão ser inscritos em trabalho completo nas modalidades de Comunicação Oral ou Pôster. Os interessados em participar como ouvintes devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o mesmo endereço eletrônico. Tanto o formulário, como as normas para envio dos trabalhos estão disponíveis em www.ahimsa.org.br/hotsite.html.

O V Fórum Internacional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla é realizado pelo curso de Licenciatura em Educação Especial e o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar, único no Brasil, juntamente com as associações que trabalham com pessoas com deficiência. Mais informações pelo telefone (11) 5081-4633. 
 
http://portalinclusao.com/noticia/09-10-2013+sao-carlos-sediara-forum-internacional-de-surdocegueira-e-deficiencia-multipla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.