RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Em Brasília, Central oferece Intérpretes de Libras para acompanhar pessoas com deficiência auditiva

Serviço facilitar atendimentos em bancos, hospitais e delegacias. Para receber atendimento, é preciso agendar com antecedência. A equipe conta com cinco intérpretes, um assessor surdo, um auxiliar administrativo com conhecimentos básicos em Língua Brasileira dos Sinais e um gerente - também intérprete.
Publicada em 09 de janeiro de 2013 - 09:00
Alfabeto em Libras
A Central de Intérpretes de Libras, instalada na estação do metrô da quadra 114 sul, conhecida como Praça do Cidadão, em BrasíliaSite externo., tem facilitado a vida de pessoas com deficiência auditiva. O local funciona como ponto de apoio a pessoas que precisam se comunicar com ouvintes e falantes. Um dos principais serviços oferecidos no órgão é acompanhamento a bancos, fóruns, delegacias, hospitais, universidades, delegacias, consultórios médicos, reuniões e palestras, entre outros. O local funciona na de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para receber atendimento, é preciso agendar pelos e-mails gecil.gdf@hotmail.com e gdf.cil@gmail.com (com webcam por meio da Língua Brasileira de Sinais), pelos telefones (61) 2104-1185 e 9298-7750, nas redes sociais da central, ou ainda pessoalmente. A equipe conta com cinco intérpretes, um assessor surdo, um auxiliar administrativo com conhecimentos básicos em Língua Brasileira dos Sinais e um gerente - também intérprete.
Os intérpretes também fazem, quando solicitados, a mediação da comunidade surda com órgãos públicos e concessionárias de serviços do GDF. A comunicação é feita sempre por meio da linguagem de sinais. O gerente da Central de Intérpretes de Libras do GDF, Alexandre Ferreira de Castro, explica que os agendamentos devem ser feitos com, no mínimo, dois dias de antecedência, salvo em casos de emergência. Assim, a escala dos intérpretes será organizada e haverá acompanhamento do carro que faz o transporte do intérprete e do solicitante até o local de atendimento.
A média é de 36 atendimentos por dia, entre externos e internos. Um projeto de descentralização da Central de Intérpretes de Libras do GDF prevê abertura de filiais nas cinco regiões com maior demanda e a implantação de tecnologia de intermediação por vídeo. Também existem planos de ampliar o atendimento para sábados e domingos e para tempo integral. A central é vinculada à Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.
Autonomia
De acordo com dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)Site externo. em 2010, no Distrito Federal existem mais de 82 mil pessoas com deficiência auditiva.
A intérprete Alessandra Maysa trabalha na central desde 2010. Ela atende, em média, 10 pessoas por dia. A especialista em Libras começou a aprender a Língua de Sinais quando estudou em uma escola com turmas especiais.
— Ajudar os outros é um trabalho muito gratificante. Você sai de casa feliz.

 http://vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=6330&%2Fem_brasilia_central_oferece_interpretes_de_libras_para_acompanhar_pessoas_com_deficiencia_auditiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.