RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Crônicas da Surdez 

Deficiência auditiva X praia

Existem duas experiências a respeito de praia para quem usa aparelhos auditivos: com som ou sem som. Sempre que chego na praia me pego morta de medo da maresia e do que ela é capaz de fazer com meus AASI. Nos primeiros dias fico naquele stadenervos querendo ir pra beira da praia com eles e pensando com meus botões: “Nem a pau, Juvenal!”. Só que depois o medo passa. A saudade de ouvir o som do mar e das ondas quebrando fala muito mais alto. Sabe qual é a sensação que tenho ao chegar na praia de AASI após alguns dias relutando em usá-los? Como se eu estivesse presa numa terceira dimensão sem saber. É muito estranho. Toda aquela paisagem maravilhosa ao meu redor e som nenhum para acompanhar o momento. Solitário, solitário. Não rola. Enquanto eu puder ouvir usando aparelhos auditivos, é isso que vou fazer. Existe algo mais relaxante que o som do mar? Se existe, desconheço. Parece um milagre ligar os ‘bichinhos’ e de repente me deparar com uma paisagem que faz sentido: ondas quebrando, pássaros cantando, crianças berrando, ambulantes tentando vender seu peixe. Confesso que aperta o coração. Parece que meu cérebro fica me levando de volta pros tempos em que eu ouvia tudo isso com a minha própria audição.
Com piscina, é a mesma coisa. Eu sou do tipo neurótica e fico checando se estou de AASI ou não – nessas horas bem queria ser compatível com um à prova d´água! Imagina que desastre dar um biquinho na piscina e, ao colocar o rosto pra fora da água, se dar por conta que assassinou seus aparelhos? Me arrepio só de pensar. Ficar na piscina tomando banho de sol sem som algum também é solitário demais. Ficar olhando para aquele céu azul lindo e tendo que imaginar coisas para arejar a cabeça na falta de uma música de fundo… Nesses momentos é que faz um sentido danado para mim o fato de que só quem pode achar a audição algo ‘supérfluo’, que não faz falta, é quem jamais se deliciou com essa dádiva que é ouvir. Quem ouve pouco se importa, nem dá valor. Só que quando você é uma pessoa que foi perdendo a sua capacidade de ouvir ao longo da vida, falar sobre o sentido audição é emocionante. Estar num lugar como praia ou piscina, sem som algum acompanhando, nossa…
Pareei meus Pure Carat com o Mini Tek e passei longas tardes ao sol ouvindo jazz, mais especificamente, Diana Krall. E foi muito bacana notar que esses aparelhos ‘matam’ aquele barulho chaaaato do vento entrando na cavidade auditiva – escuto só um ventinho delicioso e que não incomoda nada, nada.
 http://cronicasdasurdez.com/deficiencia-auditiva-x-praia/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CronicasSurdez+%28Cr%C3%B4nicas+da+Surdez%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.