RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Qual a importância da educação bilíngue para os surdos?


A IMPORTÂNCIA DO BILÍNGUISMO NA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO
SURDO: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES



Resumo: A língua como outras formas de presença humana, tem uma representatividade em nossa existência, tudo que dela se reflete como aquilo que ela é, seja na sua forma escrita, gestual ou verbal possui um sentido, pois pertence a um grupo usuário. Sendo assim, ela precisa ser aplicada diariamente entre seus pares e os surdos, grupo linguisticamente minoritário, não vive isoladamente. Nestas condições, a carência de se comunicar com os ouvintes cria novas necessidades e possibilita o desenvolvimento humano. Dominar a língua materna e se apropriar da língua portuguesa escrita, se tornou prioridade para os surdos, portanto, sob esta perspectiva, a teoria Histórico-Cultural destaca alguns encaminhamentos que são significativos para compreender a importância da educação bilíngue para os surdos, tanto nos aspectos de comunicação quanto na aquisição dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, oportunizando assim, o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. O artigo, portanto, versa sobre a proposta bilíngüe de ensino para os surdos tendo como aporte teórico, estudos da escola de Vigotsky.

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