RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dando voz aos surdos oralizados

Escrito por laklobato em 23/07/2012
Segunda-feira da semana passada, dediquei um post a vencer o medo de falar em público, tendo voz de surdo oralizado, que querendo admitir ou não, dificilmente vai soar como voz de ouvinte, a menos que se tenha usado o IC desde a janela de neuroplasticidade e nunca aberto mão, por um dia que seja, do uso dele, porque a voz se deteriora rapidamente (tá, um dia é exagero, leva uns anos). Mas, ainda assim, nós temos o direito sim, de falar oralmente, sem vergonha nenhuma. Sem nenhum zé mané pra encher o saco “se é pra falar assim, seria melhor usar língua de sinais”. Usa LS quem quer e quem gosta, não quem tem sotaque diferente, francamente…
Mas, tem diferença grande um surdo oralizado pra outro. A minha voz afrancesada (hahaha) vocês já conhecem. Só que vocês sabem que eu nasci ouvinte e devem pensar “mas a Lak fala com essa fluência toda e esse sotaque de portuguesa-francesa-carioca-whatever porque já ouviu”…
Então trouxe a vocês a voz do meu irmão gêmeo de luta pró respeito e reconhecimento aos surdos oralizados, meu melhor amigo, Raul Sinedino.
Um breve resumo sobre o Raul: nasceu surdo em 25 de julho de 1977 (bem antes do IC se tornar uma tecnologia disponível), em decorrências de rubeola gestacional. Teve a surdez detectada aos 8 meses e fez fonoterapia e passou a usar AASI convencional com essa idade. Foi implantado já adulto, nunca aprendeu a língua de sinais, por opção própria…. O resto, vou deixá-lo contar ele mesmo, no video a seguir…

 

http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2012/07/23/dando-voz-aos-surdos-oralizados/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.