RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Rybená



A tecnologia Rybená consiste em tecnologia inovadora, 100% brasileira, voltada para a acessibilidade dos deficientes auditivos.


Contexto

O Brasil é reconhecido internacionalmente como um dos países mais avançados em legislação voltada para a acessibilidade dos portadores de deficiência. A legislação brasileira para acessibilidade é farta nos três níveis – municipal, estadual e federal – e sua origem vem da própria Constituição Federal.

Os Decretos 5.296/2004 e 5.626/2005, determinam que os órgãos da administração pública, as empresas prestadoras de serviços públicos, as instituições financeiras e os SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, devem prestar atendimento prioritário e individualizado aos deficientes. Os surdos, em especial, devem ser atendidos na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

A legislação brasileira reconhece LIBRAS como língua oficial brasileira, além do português, e como a PRIMEIRA língua do surdo. Reconhece, ainda, que o surdo tem direitos idênticos a qualquer cidadão, de ser atendido de forma autônoma e não tutelada.


Descrição do Problema

Os surdos não tem entendimento claro do português como os ouvintes, porque não possuem a condição essencial para o aprendizado de uma língua, que é a audição. Os surdos sempre aprendem, primeiro, a língua de sinais, que é a sua língua mãe. Aqueles que aprendem o português depois, o fazem sempre com um sentido restrito. É como um brasileiro aprendendo outra língua, sem possuir audição.

Informações

• Existem 6 milhões de surdos no Brasil, segundo o último Censo do IBGE;
• O surdo que não entende português não é analfabeto, é alfabetizado em LIBRAS, que é a sua língua mãe natural;
• Segundo o Censo IBGE 2000, 33% da população surda é analfabeta. Os outros 67% são alfabetizados em LIBRAS;
• Mesmo o surdo que aprendeu o português tem dificuldades de entender o português escrito;
• O texto abaixo foi escrito por um surdo que ocupa o cargo de Conselheiro em importante instituição de abrangência nacional. É conhecido como LIBRAS ESCRITA:

Olá Pessoal,

Eu envio tomar conhecimentos para que conhecer informação mais Mundo surdos, que há algum desconhecimento falhado por pessoas comunidade dos surdos. Quando você mandar outros email todos qualquer Governamental e ou Não Governamental até jornais, escolas. E mais Forte divulgação influencias sociedades. Quando você receber-se aviso me.

A Tecnologia Rybená

Rybená é uma tecnologia 100% nacional, registrada no INPI, com patentes requeridas no Brasil e nos Estados Unidos, desenvolvida para permitir a comunicação em LIBRAS.

O funcionamento básico consiste em traduzir textos em português para LIBRAS ESCRITA e, em seguida, para LIBRAS em gestos, através de um bonequinho chamado RYBENINHO®, que é apresentado numa tela.

A Solução Rybená não é um dicionário de palavras. Ela analisa o contexto da frase e faz a tradução correta para a Língua Brasileira de Sinais, oferecendo ao surdo um entendimento claro da mensagem que se quer passar.

Rybená, como surgiu a ideia! – clique aqui .

Soluções que utilizam a tecnologia Rybená:

•Player Rybená – módulo tradutor do português escrito para LIBRAS, para páginas da internet;


•Texto-Libras Web – módulo tradutor do português escrito para LIBRAS e para voz, para páginas da internet;
•Rybená ATM e Totens – módulo tradutor do português escrito para LIBRAS, para terminais de auto-atendimento bancário;
•Rybená Desktop – módulo tradutor do português escrito para LIBRAS, instalado em desktop sem a necessidade de conexão com um servidor.

Fonte: http://www.icts.org.br/index.php?id_conteudo=145

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.