RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Curso de Licenciatura em Letras Libras celebra 10 anos de existência

 


curso de Licenciatura em Letras-Libras, ligado a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet\Ufam), no mês de novembro, celebrou 10 anos de existência dedicados à formação de professores aptos a trabalhar com a população surda do Amazonas.

Para celebrar a data, o curso realizou, entre os dias 26 e 29 de novembro, a VI Semana do Letras-Libras e o II Setembro Surdo com o tema “10 Anos de Conquistas e Conexões: Diversidade e Identidade no Mosaico Cultural da Educação, Linguística e Literatura Surda”.


De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura Letras-Libras, professora Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da Costa, o curso tem se destacado nas pesquisas e práticas pedagógicas, sendo o primeiro no estado a alcançar nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). “A VI Semana de Letras-Libras e o II Setembro Surdo da Ufam celebraram 10 anos de conquistas significativas na formação e valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da comunidade surda. Setembro é um mês de grande importância para a comunidade surda, com datas que marcam avanços e desafios históricos, como a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil (26 de setembro de 1857), o Dia Nacional do Surdo, o Congresso de Milão (6 e 11 de setembro), o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23 de setembro) e o Dia do Tradutor (30 de setembro). Essas datas evidenciam os progressos e as lutas contínuas da comunidade surda”, explicou a docente.

A coordenadora acrescentou ainda que o evento celebrou uma década de avanços, reafirmando o compromisso da Universidade com a inclusão, diversidade e fortalecimento da identidade surda, além de contribuir para um mosaico cultural rico e vibrante, tanto na educação quanto na sociedade. “O evento foi um grande sucesso, com uma programação de destaque, incluindo palestras, oficinas, uma exposição e o Show de Libras, que encantou todos os participantes”, relembrou.

Para o diretor da Faculdade de Letras, professor Robert Rosas, o curso assegura os direitos humanos universais e possibilita a inclusão linguística. “A direção da Faculdade parabeniza todo o curso de Letras Libras pelo evento comemorativo da VI Semana do Letras-Libras, do II Setembro Surdo e dos 10 anos do curso. Parabenizamos o curso pela qualidade socialmente referenciada, pela integração da coordenação com docentes, discentes, técnicos-administrativos e comunidade externa; destacamos a aprovação do projeto do curso no Parfor Equidade, com turma iniciando na cidade de Parintins e ressaltamos a importância do curso no processo de acessibilidade e inclusão linguística na Ufam”, finalizou.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/curso-de-licenciatura-em-letras-libras-celebra-10-anos-de-existencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.